Catequeses de Santo Tomás de Aquino

Artigo III - Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria

Págs. 45 - 50 

 

"É certo que nada é tão semelhante ao Filho de Deus como a palavra concebida em nosso coração (mas não falada)."

 

Meu desejo, é tornar-me digno de conseguir escutar Deus em meu coração. Infelizmente tenho a impressão de me afastar cada vez mais dele. Mas estou tentando voltar, um vento forte sopra na contramão,  mas sei que Deus estende suas mãos em minha direção.


"[...] embora a palavra falada seja conhecida pelo ouvido, ela não é visível nem tangível; mas quando é escrita no papel, então se torna visível e tangível."

 

É dessa forma, por meio de resenhas de livros dos Santos e demais livros Católicos, que busco conhecer e aprender mais/com a minha religião. Faz parte do próposito que tenho, de ir de encontro à Santidade. O Padre Paulo Ricardo têm sido à muitos anos a minha fonte de esperança, de conhecimento e de grande exemplo, na busca de minha cura espiritual. 


"Ora, não poderia ter descido de onde primeiro não estivera; e se fosse puro homem, não estaria no Céu; portanto, para afastar essa ideia, acrescentou-se: "desceu dos céus"."

 

 O texto logo acima, visa combater a afirmação de Fotino, de que Cristo era puro homem. Ou seja, que Jesus Cristo concebido por Maria, não foi fruto do Espírito Santo, e sim, de uma relação natural entre um homem e uma mulher. 


"[...] muito firme é a nossa fé, que nos foi transmitida pelo próprio Cristo."

 

Quando Deus se fez homem e habitou entre nós, quis por meio do seu sofrimento nos redimir de nossos pecados, mas também, quis fortalecer nossa fé. Mas à julgar pelos acontecimentos mundiais contemporâneos, esquecemos  dos sacrifícios e sofrimentos vividos por Jesus Cristo. Que possamos retornar a Cristo, que a lembrança e consciência de sua cruz torne mais leve a nossa cruz. 


"[...] assumiu um corpo animado e dignou-se nascer de uma virgem, a fim de que nos pudesse ofertar a sua divindade; e assim se tornou homem, para fazer do homem um deus."

 

Irei tomar liberdade de alterar a parte final do texto acima, onde Santo Tomás utiliza a expressão "deus", prefiro usar "santo".  Acredito que o esforço de Deus foi a de nos santificar, ao ponto de sermos dignos de vislubrar a sua face. 


"Não há sinal tão evidente do amor divino como o fato de que Deus, o Criador de todas as coisas, se tornou criatura, nosso Senhor se tornou nosso irmão, o filho de Deus se tornou filho do homem."

 

Muita calma nesta hora! Santo Tomás pode estar confundindo os fiéis com a afirmação acima. Jesus Cristo não é filho do homem, ele foi concebido de forma divina, por uma virgem que se manteve imaculada. Portanto, ele é indubitavelmente filho de Deus e não do homem.

 

* Acrescento aqui a explicação do amigo Miguel Carqueija ,do Recanto das Letras. São momentos como este que fazem valer a pena o tempo que dedicamos no Recanto das Letras, expondo nossas reflexões, manifestando nossa fé. Muito Obrigado Miguel Carqueija, foi um presente de Deus receber seu comentário.

Sebastião, a expressão "Filho do Homem" está no Evangelho e significa que Jesus, sendo Deus, por hipostasis é também homem, ou seja, adotou uma natureza humana. Por certo Jesus não nasceu de homem (ou seja, do elemento masculino diretamente) mas gerado como homem (como Deus já estava gerado desde a eternidade) pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, que pertence à raça humana.

 


"Nossa natureza foi tão enobrecida e exaltada pela união com Deus que Ele nos concedeu participação na natureza divina."

 

Deus  nos quer junto dele e para tanto não economiza esforços para fazer-nos enxergar o verdadeiro caminho da salvação. Mas ele também nos deu o livre arbítrio, e infelizmente, quando ele nos fala - não o escutamos, quando ele se revela - não o enxergamos, quando ele nos toca - não o sentimos.


"Se um rei fosse irmão de alguém e estivesse distante, esse irmão desejaria ir até ele, estar com ele e permanecer com ele. Portanto, como Cristo é nosso irmão, devemos desejar estar com Ele e unidos a Ele."

 

Sim! Esta vontade deveria estar patente em cada um de nós. O mundo mais do que nunca, precisa que este sentimento volte a tomar conta de nós.

 

 

 

 

 

 

 

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 01/01/2024
Reeditado em 01/01/2024
Código do texto: T7966636
Classificação de conteúdo: seguro