O QUE ME FALTA...

- HELLEN - setembro de 1985 - 

Págs. 41 - 52

     

    

A vida se repete! O que mais posso dizer?

 

Mas antes de discorrer sobre este capítulo, peço licença para compartilhar com vocês o que lí recentemente nas redes sociais, e que, apesar do tom jocoso, reflete a realidade,

 

Infelizmente, não raramente se referem as pessoas de origem negra, como - pessoas de cor.

 

Mas convenhamos, os negros, os morenos, os mulatos, enfim..., quando vão a praia, quando ficam envergonhados, quando sentem uma forte dor no estômago, quando possuem uma queda na pressão arterial... - continuam negros, morenos e mulatos.

 

Já o branco, quando vai a praia volta cor-de-rosa, quando está envergonhado fica vermelho, quando sente uma forte dor no estômago fica verde ou amarelo e quando têm uma queda na pressão arterial fica tão branco quanto a esclera dos olhos.  

 

Então! Afinal de contas, quem são realmente as "pessoas de cor"? 

 

Voltando ao capítulo, é triste verificarmos que o racismo persiste com força e intensidade em pleno século XXI.

 

Nem mesmo a Carta Magna e os textos infraconstitucionais, com as sanções neles previstas, foram capazes de irradicar este sentimento hediondo, que a única criatura de Deus dotada de razão, insiste em carregar e manifestar.  

 

Testemunhar Hellen e Ângelo sofrerem uma das piores agressões morais e psicológicas da humanidade, atinge em cheio o coração dos leitores.

 

Estamos sendo navamente provocados pelo escritor - como você se sente ao ler este capítulo?

 

Eu me senti péssimo, com uma vontade imensa de mais uma vez ganhar vida no romance, nem que fosse brevemente, o suficiente para dar um grande murro na cara do Heinz, e revelar o verdadeiro "homem de cor".

 

Neste capítulo nos foi revelado o que aconteceu na relação de Anna com Jakob, infelizmente ela não teve a mesma coragem e determinação da sua filha Hellen, se sucumbindo aos mandos do seu pai.

 

Mas a vida lhe pregou uma peça, e lhe deu uma segunda chance, que lhe permitiu ao menos manifestar apoio a sua filha, embora se mantivesse submissa as vontades do marido.

 

 

 

Serviços de utilidade pública:

- Jocoso - Anedótico, brincalhão.

- Esclera - Parte branca do globo ocular.

- Textos infraconstitucionais - Todos os textos legais que estão abaixo da Constituição.

- Irradicar - Destruir, eliminar, exterminar.

- Hediondo - Abominável, horrendo, repugnante.

 

Voltar ao índice

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 29/12/2023
Reeditado em 12/01/2024
Código do texto: T7964485
Classificação de conteúdo: seguro