A Cosmografia segundo Mário da Veiga Cabral

 

A COSMOGRAFIA SEGUNDO MÁRIO DA VEIGA CABRAL

Miguel Carqueija

 

Eu era criança na única vez em que vi o Professor Mário da Veiga Cabral, um nome lendário no magistério nacional. Ele estava de visita na escola onde eu estudava, no então chamado Primário. E, com a orientação das professoras, nós o homenageamos.

Não deixa de ser bizarro que nós, alunos, fôssemos convocados para homenagear a quem nem conhecíamos. Mas não há dúvida de que ele era importante. Na relação das obras do autor, publicada neste volume, estão nada menos de 32 títulos!

Resenha do livro didático “Lições de Cosmografia”, de Mário da Veiga Cabral. Livraria Francisco Alves, Rio de Janeiro-São Paulo-Belo Horizonte, 6ª edição, janeiro de 1959. A primeira edição foi em maio de 1931.

Com mais de 380 páginas, este manual é realmente saboroso. Tem alguns trechos mais difíceis em álgebra, mas compensados por episódios pitorescos da história da Astronomia. A respeito, por exemplo, das superstições. Do livro “Astronomia”, de Flammarion, vem marcado um episódio delicioso.

“A esse propósito recordemos o que se passou em França, por ocasião do eclipse do Sol, anunciado para 21 de agosto de 1564. Para uns era o presságio de grandes desordens nos Estados e nas ruínas de Roma; para outros, tratava-se de um novo dilúvio universal; para outros, ainda, o resultado seria nada menos que o abrasamento do globo; enfim, para os menos exagerados, o eclipse devia empestar o ar (...) um pároco de aldeia, como não tivesse tempo de confessar todos os seus fiéis, que julgavam ser chegada a última hora, viu-se obrigado a dizer-lhes (...) “que escusavam de se apressar tanto, porque como havia muita afluência de penitentes o eclipse ficava transferido para daí a quinze dias.”

Essas e outras curiosidades são contadas, além da explanação sobre as constelações, os planetas, os satélites, os cometas, os instrumentos de observação, as coordenadas astronômicas, as nebulosas, os sistemas teóricos, a orientação e o calendário.

Aprende-se muito nesse livro, mesmo estando agora desatualizado!

Veiga Cabral também fez um apanhado de grandes sábios e astrônomos desde os tempos antigos. Eis o que ele diz de Aristóteles, por exemplo:

“Aristóteles (384-322 A.C.) – Aristóteles, o mais vasto gênio da Antiguidade, nasceu em Stagira, na Trácia. Foi discípulo de Platão e mestre de Alexandro Magno. Baseado na sombra circular da sombra que a Terra projeta sobre a Lua durante os eclipses lunares, provou a redondeza do nosso planeta.”

Este exemplar eu encontrei num sebo de rua. E vejam este detalhe: a edição é de 1959, provavelmente o mesmo ano em que ele visitou a nossa escola!

 

Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 2023.