Um bonde chamado desejo - Tennesse Williams

"O oposto da morte é o desejo."

No berço do blues é onde se passa essa trama, e não poderia ser diferente porque é o próprio blue.

Aquela atmosfera boêmia, de brigas, lutas, bebedeira, música, farra, amargura.

De um jeito sutil, sem deixar nenhum movimento explícito, Tennesse traz à tona assuntos pesados como sexualidade, transtornos psicológicos (até porque o cara estudou psicanálise), solidão, marginalidade, pressões sociais, questões raciais, tabus e outras questões.

"Sua delicada beleza deve evitar a luz forte. Há qualquer coisa em relação às suas maneiras e às suas roupas claras que lembra uma mariposa."

Blanche, que já foi uma menina terna e confiante, foi enganada, ludibriada, abusada e com isso criou um mundo fantástico de como as coisas deveriam ser. Portanto, ao se deparar inevitavelmente com a realidade nua e crua, ela se frustrava ou tentava desesperadamente "fazer de conta" que era de outra forma.

Pra quem a vê sob a perspectiva de Stanley, pode achar que ela é só uma menina mimada, cheia das frescuras, dissimulada, mentirosa, aproveitadora.

Stella finalmente percebe o estado mental da irmã e Eunice (a sensata) a conforta e encoraja.

"A vida tem de continuar, não importa o que aconteça, você tem de ir em frente."

"Eu não quero realismo. Eu quero magia."

"Uma mulher culta, inteligente e de boa educação pode enriquecer a vida de um homem. Beleza física é efêmera. Um bem transitório. Mas a beleza do espírito e a ternura do coração - e eu tenho tudo isso - não se podem tirar, ao contrário, elas crescem."

Assisti ao filme, por acaso, e gostei demais. Não só pela engenhosidade narrativa, que não aprofunda muito em nada mas se mostra tão intensa, como também pela fotografia que é linda, com umas tomadas e closes lindos de morrer.

E depois do fiasco que foi assistir ao filme de "A Leste do Éden" depois de ter lido o livro, pensei que aqui também pudesse ter ficado algo pra trás. Só que não! O filme é extremamente fiel ao livro.

No posfácio do livro há tantas outras peças de Tennesse que se tornaram filme e eu não conhecia, com explicações do pano de fundo da vida de Tennesse em cada criação, o que fez a compra do livro valer ainda mais à pena.