A Arte de amar.

Resenha: A arte de amar

Livro: Servir a quem vence – poesias

Autor: Astier Basílio

Ed.:Mondrongo / Novembro-2015

...Pois bem

Não se mede um amor, não se pesa uma paixão./ Não tem balança no mundo/com tamanha precisão.

Bráulio Bessa

Essa obra é, realmente, muito bonita. Retrato fiel de um poeta pleno de vida e do verdadeiro (íntimo) viver da alma.

Astier Basílio como um bom campinense que é, teve uma relação forte com a poesia de Cordel e, por isso mesmo, mostra todo encantamento nos seus versos poéticos. Há uma musicalidade própria daqueles; exorta toda uma formosura nos seus versos.

Ainda, sua Linguagem ultrapassa gerações. É caracterizada por reflexões metafísicas, suprassensíveis. Interpretando, assim, estruturas básicas da realidade.

Encanta-nos a todos à pg. 39

(...)O priquito da minha amada/é uma temporada/numa plantação de girassol pegando fogo. //Um pântano de apoteoses. /O céu da última ceia./ É a forma de andar de quem despenca./ A terra prometida pesando/ nas pálpebras de Moisés.

Maçã do Amor à pg. 49 Viver em província/é circular/ na quadrilha//nada além/do cio de cães/ da mesma/matilha// farejando os cus/uns dos/outros

E mais, à pg.73 A mulher com quem sonho

A mulher com quem sonho peregrina/sobre becos de pedra e volúpia./ há um mar que lhe ronda a dinastia/ dos cabelos ao vento. Fiz de bússola.

Assim, concluo essa breve apreciação com um detalhe: tive prazer em conhecer o Astier Basílio num evento de O Sebo Cultural; aqui em João Pessoa; por ocasião do lançamento duma Antologia na qual fizemos parte. Não posso dizer muita coisa porque não nos falamos, mas que ele pareceu a simpatia em pessoa; com um sorriso largo, aparentando um ser especial.

Hoje, o Poeta está a poetar na Rússia onde reside atualmente. Resta-nos apenas poetar os seus belos versos. Viva a poesia do Astier Basílio!

Lourdes Limeira
Enviado por Lourdes Limeira em 16/12/2023
Reeditado em 16/12/2023
Código do texto: T7955498
Classificação de conteúdo: seguro