"O FANTASMA", DE DANIELLE STEEL
TÍTULO ORIGINAL: THE GHOST
DATA DE PUBLICAÇÃO: 1997
Imagine estar vivendo uma vida alegre e agradável ao lado do seu par ideal. Ambos apaixonados um pelo outro, prestes a completarem 10 belos anos de casamento, e de repente, ver esse relacionamento “perfeito” ir às ruínas. É o que acontece com o protagonista deste livro, Charlie Watson, um renomado arquiteto radicado em Londres, perdido de amores pela esposa. Não à toa, o término do casamento para ele equivale ao fim de sua vida, já que acreditava que tudo estava indo perfeitamente bem na relação. Da noite para o dia, seu coração foi quebrado, dilacerado e pisoteado pela mulher que ele acreditava ser o amor de sua vida. E ela foi, pelo menos por algum tempo, não mais. Desta forma, abalado e mais entristecido do que nunca antes, Charlie parte de Londres indo parar nos Estados Unidos, Shelburne Falls. Lá, ele conhece um doce de pessoa, a Sra. Palmer, que acaba por lhes mostrar uma das construções mais belas que ele já viu na vida: um pequeno palacete, um château construído por volta de 1790. E para fazer jus ao título do livro, o pequeno castelo é envolto de mistérios, sendo aparentemente habitado por um fantasma: Sarah Ferguson, a condessa de Balfour, amante do conde francês que construiu o aconchegante palacete como um presente muito especial para ela.
As histórias sobre o fantasma de tal condessa acabam interessando Charlie mais do que ele gostaria de admitir, e é exatamente este estranho interesse que o leva a descobertas fascinantes e comoventes, que pouco a pouco mudarão sua perspectiva sobre as questões do coração. É ali naquele charmoso e misterioso château, que Charlie, desiludido, verá a si mesmo se curando.
Pelas talentosas mãos de Danielle neste livro, o passado e o presente convergem e conversam entre si. E o leitor acaba por testemunhar o desenrolar surpreendente de dois arcos paralelos, diferentes nos meios, porém direcionados para o mesmo fim: de que, ainda há esperanças para o amor. Uma história acontecida há quase duzentos anos ensinará a Charlie e ao leitor, valiosas lições. Fazendo-nos refletir acerca de situações que parecem ser a destruição de nosso mundo. E mais que tudo, Steel faz com que nós nos apaixonamos por Sarah Ferguson e sua admirável história de superação.
Danielle comove e nos encanta com essa obra.