DESJARDIM, romance de Silas Correa Leite, release do livro

LETRAS & LITERATURA Release Desjardim

Romance “DESJARDIM, Muito além do farol do fim do mundo”, completa a trilogia dita mística ou ecumênica do Escritor Silas Corrêa Leite

DESJARDIM – Romance - Desjardim é um dos primeiros livros escritos por Silas Corrêa Leite, depois de um e-book de sucesso na web chamado “O Rinoceronte de Clarice”, primeiro livro virtual interativo da rede mundial de computadores que foi destaque na grande mídia, inclusive televisiva, e que virou tese de mestrado e doutorado. DESJARDIM compõe uma trilogia depois de O MARCENEIRO, A última tentativa de Cristo, Viseu Editora Pr e ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS, Sendas Editora, Pr. Um crime grave cometido, e o meliante fugindo como se querendo voltar ao começo da louca jornada da vida que fez e levou, e fazer tudo diferente. Quando não há uma saída, nada faz a volta ser de graça. No meio do caminho do desespero há um palhaço negro vestindo um macacão amarelo, com um botijão de gás nos ombros largos, como um acusador e modificador de roteiro, como um juiz e como um salvador no limbo das circunstancias... Um livro sobre medo, fuga, arrependimento, culpa e castigo, crime e sentença. O que vem para salvar, também pode cobrar seu preço. Voltar para casa, num caminho feito errado, pode ser só um pedido de mãe, e, como diz Henfil, quem tem mãe não tem medo. Essa é aventura de DESJARDIM. Embarque.

-Mais de vinte anos atrás, ainda numa velha máquina de escrever, de licença médica com um braço engessado, mesmo assim Silas Corrêa leite sem ter o que fazer, doente e medicado, resolver de, num rolo de papel-contínua como se dizia e nem deve existir mais, começou e assustadoramente em poucos dias terminou, O MARCENEIRO, A ÚLTIMA TENTATIVA DE CRISTO, considerado um romance místico, e sua primeira obra. Demorou para lançar esse livro, pois as editoras exigiam cortes, ou queriam que fosse considerado psicografado. Logo em seguida, no entanto, o autor criou o primeiro livro interativo da internet, o ebook O RINOCERONTE DE CLARICE, pioneiro, primeiro e único no gênero, um sucesso em downloads, por ter ficções com três finais cada, único no gênero, e que foi destaque na chamada grande mídia, inclusive televisiva, e depois virou tese de mestrado e doutorado em linguagem virtual, referência no gênero e em hipertexto. Nesse ínterim e seguindo O MARCENEIRO ainda inédito, escreveu DESJARDIM, muito além do farol do fim do mundo, e em seguida ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS, considerado romance ecumênico, que também foi lançado. Ficou, portanto, entre tantos livros que o autor lançou, de contos, poemas, ensaios, vários outros romances, inclusive infanto-juvenil, o DESJARDIM, que agora finalmente está sendo lançado. A cada tentativa do autor, para esta obra, relia o livro, mudava, melhorava, cortava, acrescentava, enfim acabou o DESJARDIM que demorou para sair, e compondo a Trilogia com O MARCENEIRO e ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS, ficando por fim muito bem editado, assim também muito bem terminado, grandioso literariamente, por assim dizer.

-Todo esse preâmbulo para dizer que, sim, DESJARDIM, MUITO ALÉM DO FAROL DO FIM DO MUNDO, está além de ecumênico ou de místico, num gênero diferenciado, como tudo do escritor premiado em verso e prosa, criando uma obra que se diz em trânsito de retorno, em viagem de padecimento, para um personagem praticamente perdido e condenado pelas sendas tenebrosas da vida, mas que tem uma última chance a pedido da mãe, e no meio de sua fuga após cometer um crime, encontra-se com um negro pintado de palhaço que o vai reconduzir à longa estrada da vida, para um limbo e nesse entrelugar, muito além do tempo-espaço, muito além do farol do fim do mundo, tipo DESJARDIM, onde será avaliado, julgado, e recomposto como ser e como humano, antes que seja tarde, para o jugo do juízo final e sua morte como culpado de fio a pavio...

DESJARDIM é um thriller que contextualiza várias narrativas, múltiplas linguagens, um tour de force do louco e destemperado personagem principal para se livrar da cruz dos erros, e buscar intermediação para uma nova conduta, entre o céu e o inferno de sua volta as raízes, se ainda houver tempo. Eis a obra. Você vai ler a não vai acreditar, ao ver o circo pegar fogo. Bem-vindo ao DESJARDIM, mas não se assuste. Como diria Belchior, a vida realmente é diferente, ao vivo é muito pior. E à beira do abismo é tudo um tribunal final.

Por fim, na abrangência literária desta obra, romance único, citemos o que disse Antero de Quental: “Lembremo-nos que a literatura, porque se dirige ao coração, à inteligência, à imaginação e até aos sentidos, toma o homem por todos os lados; toca por isso em todos os interesses, todas as ideias, todos os sentimentos; influi no indivíduo como na sociedade, na família como na praça pública; dispõe os espíritos; determina certas correntes de opinião; combate ou abre caminho a certas tendências; e não é muito dizer que é ela quem prepara o berço aonde se há-de receber esse misterioso filho do tempo - o futuro.”

-0-

-0-

CULT NEWS

La-goeldi@bol.com.br