O DIÁRIO DE ANNE FRANK

O Diário de Anne Frank é um livro escrito pela própria Anne entre 12 de junho de 1942 e 01 de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. É conhecido por contar a história de um grupo de judeus confinados em um esconderijo durante a ocupação nazista dos Países Baixos.

O depoimento da jovem narra os sentimentos, medos e algumas alegrias de sua vida, enquanto lutava para sobreviver ao Holocausto com sua família. Nele conta suas lembranças sobre os horrores causados pela guerra, seus enfrentamentos e a dura vida que levava escondida. Através de uma trama envolvente e historicamente tenebrosa, conta-se detalhadamente os fatos ocorridos pela própria menina, que sonhava com sua liberdade e a vitória de alcançar dias melhores juntamente com milhares de outros judeus.

Ela não teve a sorte de sobrevier para conhecer a tão sonhada liberdade, acabou morrendo em fevereiro de 1945, com apenas 15 anos de idade, ainda no campo de concentração, por contaminação por tifo, uma doença infecciosa, causada pelas péssimas condições de higiene vividas na época.

A proposta inicial do diário era escrever para si mesma as histórias vividas naqueles tempos sombrios, para relatar suas dores e aliviar suas angústias, assim como muitos jovens costumam fazer ainda hoje. Anne Frank, talvez nunca tenha imaginado que seus relatos tomariam proporções gigantescas no âmbito histórico, social e mundial, tornando-se um dos maiores registros da história do Holocausto e suas monstruosidades.

Daiane Durães
Enviado por Daiane Durães em 15/09/2023
Código do texto: T7886243
Classificação de conteúdo: seguro