A Metamorfose
O romance "A Metamorfose", de Franz Kafka, é uma obra complexa e perturbadora. Aborda temas como angústia, alienação e identidade humanas, bem como a falta de comunicação entre os indivíduos, de maneira perfeita. A história gira em torno de Gregor Samsa, um vendedor que, ao acordar em uma manhã, se vê transformado em um inseto gigante. A partir daí, Kafka explora as reações de Gregor e de sua família diante dessa metamorfose, bem como as mudanças na dinâmica familiar e social.
A transformação repentina de Gregor em um inseto gigante permite explorar questões existenciais. É uma metáfora que transmite a sensação de isolamento e impotência que muitos indivíduos podem sentir diante das adversidades da vida. O autor descreve os sentimentos de tristeza, frustração e rejeição que se abatem sobre Gregor, explorando ainda a forma como a própria família e a sociedade o trata, ao vê-lo como uma aberração.
Percebemos que a única pessoa que demonstra sentimento de amor por ele, é sua irmã Grete, que está sempre preocupada com seu bem-estar e cuida de alimentá-lo, além de lhe proporcionar um pouco de companhia. A referida obra é um clássico da literatura e se mantém relevante décadas após sua publicação. É um convite à reflexão sobre a natureza humana e suas complexidades de uma forma revolucionária e inovadora.