TODAS AS PRISÕES DO APÓSTOLO PAULO REFERIDAS NA BÍBLIA.

          PREFÁCIO: O apóstolo Paulo de Tarso é sem sombra de dúvidas um dos personagens bíblicos mais conhecidos por todos os cristãos. Será que podemos considerá-lo como sendo um dos maiores líderes do Cristianismo??? Deixo este questionamento para a vossa reflexão e fique a vontade se quiser opinar nos comentários. Nesta crônica nos iremos elencar todas as prisões do apóstolo Paulo de Tarso, a maioria citadas por ele mesmo em suas cartas e epístolas, além das referenciadas nos Atos dos Apóstolos. Para tanto, iremos elencar versículos da Bíblia Sagrada (www.bibliaonline.com.br) que relatam suas inúmeras prisões, e ao final (posfácio) realizar uma breve análise crítica sobre questões que circundam esta temática.

 

          AS PRISÕES DE PAULO...

 

1 - PRESO EM FILIPOS: Atos dos Apóstolos: Capítulo 16; Versículo 19, 23 e 24.

     * ATOS 16:

        19 - E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.

        23 - E, havendo-lhes dado muito açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.

        24 - O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.

(Todo o contexto da prisão em Filipos: Atos dos Apóstolos: Capítulo 16; Versículos 12 a 40).

 

2 - PRESO EM JERUSALÉM: Atos dos Apóstolos: Capítulo 21; Versículos 33, 34 e 37... Capítulo 22; Versículo 24. 

     * ATOS 21:

        33 - Então, aproximando -se o tribuno, o prendeu e o mandou atar com duas cadeias, e lhe perguntou quem era e o que tinha feito.

        34 - E na multidão uns clamavam de uma maneira, outros de outra; mas, como nada podia saber ao certo, por causa do alvoroço, mandou conduzi-lo para a Fortaleza.

        37 - E, quando iam a introduzir Paulo na Fortaleza, disse Paulo ao tribuno: É-me permitido dizer-te alguma coisa? E ele disse: Sabes o grego?

     * ATOS 22:

        24 - O tribuno mandou que o levassem para a Fortaleza, dizendo que o examinassem com açoites, para saber por que causa assim clamavam contra ele.

(Todo o contexto da prisão em Jerusalém: Atos dos Apóstolos: Capítulo 21; Versículos 12 a 40... e Capítulo 22; Versículos 01 a 30).

 

3- PRESO EM CESARÉIA: Atos dos Apóstolos: Capítulo 23; Versículo 23... e Capítulo 24; Versículo 23.

     * ATOS 23:

        23 - E, chamando dois centuriões, lhes disse: Aprontai para as três horas da noite duzentos soldados, e setenta da cavalaria, e duzentos parceiros para irem até Cesaréia;

     * ATOS 24:

        5 - Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos;

        6 - O qual intentou também profanar o templo; e nós o prendemos, e conforme a nossa lei o quisemos julgar.

        23 - E mandou ao centurião que o guardasse em prisão, tratando-o com brandura, e que a ninguém dos seus proibisse servi -lo ou vir ter com ele.

(Todo o contexto da prisão em Cesaréia: Atos dos Apóstolos: Capítulo 23; Versículos 23 a 35... e Capítulo 24; Versículos 01 a 23).

 

4 - PRESO EM ROMA: Atos dos Apóstolos; Capítulo 28; Versículos 16 a 20.

     * ATOS 28:

        16 - E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao capitão da guarda; mas a Paulo se lhe permitiu morar por sua conta à parte, com o soldado que o guardava.

        17 - E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus, e, juntos eles, lhes disse: Homens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos;

        18 - Os quais, havendo-me examinado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum de morte.

        19 - Mas, opondo-se os judeus, foi-me forçoso apelar para Cézar, não tendo, contudo, de que acusar a minha nação.

        20 - Por esta causa vos chamei, para vos ver e falar; porque pela esperança de Israel estou com esta cadeia.

(Todo o contexto da prisão em Roma: Atos dos Apóstolos: Capítulo 28; Versículos 16 a 31).

 

5 - PRESO EM ÉFESO: Quando esteve encarcerado em Éfeso, o Apóstolo Paulo de Tarso escreveu cartas aos Filipenses... aos Colossenses e aos Coríntios, mencionando às suas várias prisões em Cristo. A prisão em Éfeso foi extremamente dolorosa, que em (1 Cor 15; 32), ele menciona que foi como lutar com animais selvagens... um encarceramento tão duro e sofrido que Paulo chegou a perder a esperança de sobreviver (2 Cor 1; 8, 9 e 10), contudo sem nunca perder a sua fé e crença em nosso senhor Jesus Cristo.

 

* Filipenses; Capítulo 1; Versículos 13 e 14... e Capítulo 3; Versículo 12.

     * Filipenses 1:

        13 - De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestadas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;

        14 - E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.

     * Filipenses 3:

        12 - Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

 

* Colossenses; Capítulo 4; Versículos 3, 10 e 18;

     * Colossenses 4:

        3 - Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso;

        10 - Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;

        18 - Saudação de minha mão, de Paulo. Lembrai-vos das minhas prisões. A graça seja convosco, amém.

 

* 2 Coríntios; Capítulo 11; Versículo 23.

     * 2 Coríntios 11:

        23 - São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.

 

6 - NA EPÍSTOLA À FILEMOM, o Apóstolo Paulo de Tarso, menciona também sobre as suas prisões em Cristo:

 

* Filemom; Capítulo 1; Versículos 1, 9, 10 e 13.

     * Filemom 1:

        1 - Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador,

        9 - Todavia peço-te antes por amor, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo.

        10 - Peço-te por meu filho Onésimo, que terei nas minhas prisões;

        13 - Eu bem o quisera conservar comigo, para que por ti me servisse nas prisões do Evangelho;

 

7 - NAS CARTAS AOS ROMANOS, o Apóstolo Paulo de Tarso, também menciona sobre sua prisão por difundir o Evangelho de Jesus Cristo:

 

* Romanos; Capítulo 16; Versículo 7.

     Romanos 16:

        7 - Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os Apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.

 

8 - NAS CARTAS AOS EFÉSIOS, Paulo de Tarso também comenta sobre suas prisões em Cristo:

 

* Efésios; Capítulo 6; Versículo 20.

     * Efésios 6:

        20 - Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

 

9 - NAS CARTAS AOS TESSALONISENSES, o Apóstolo Paulo de Tarso, menciona padecimento e sobre a situação se agravar em Filipos por difundir o Evangelho de Cristo:

 

* 1 Tessalonisenses; Capítulo 2; Versículo 2.

     * 1 Tessalonisenses 2:

        2 - Mas, mesmo depois de termos antes parecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o Evangelho de Deus com grande combate.

 

10 - NAS EPÍSTOLAS À TIMÓTEO, Paulo de Tarso fala sobre padecimento, perseguições, aflições e menciona acerca de suas prisões em Cristo:

 

* 2 Timóteo; Capítulo 1; Versículo 12 e 16... Capítulo 2; Versículo 9... Capítulo 3; Versículo 11... e Capítulo 4; Versículo 6.

     * 2 Timóteo 1:

        12 - Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.

        16 - O senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recriou, e não se envergonhou das minhas cadeias.

     * 2 Timóteo 2:

        9 - Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.

     * 2 Timóteo 3:

        11 - Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o senhor de todas me livrou;

     * 2 Timóteo 4:

        6 - Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.

 

 

          POSFÁCIO: Paulo não se considerava digno de ser chamado de apóstolo, em virtude de haver sido um perseguidor ferrenho de cristãos... e quando reconhecia tal nomeação, era tão somente pela misericórdia de Deus. Paulo labutava bem mais que todos os outros apóstolos, pois desejava de todo o seu coração que tamanha benignidade imerecida (a de ser chamado de apóstolo de Cristo), não lhe estivesse sido estendida debalde. Entretanto, Paulo tinha plena consciência de que só conseguia realizar o Ministério de Cristo pela benevolência de Deus, senão vejamos em (1 Cor 15; 9 e 10): "Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles. Todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo."

          Paulo suportou inúmeras aflições e martírios físicos sem se queixar, tanto que compara suas experiências com as de outros difusores do Evangelho de Cristo, pois, assim escreveu em suas cartas (2 Cor 6: 4 a 10): "Antes, como Ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, nas ciências, na longanimidade, na benignidade, no espírito santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros; como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo e eis que vivemos; como castigados e não mortos; como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo." (2 Cor 7: 5): "Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro.". E finalmente, em (2 Cor 11: 23 a 28)... "São ministros de Cristo? (falo como for de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites, menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes; em perigo de rios, em perigo de salteadores, em perigo dos da minha nação,em perigos dos gentios, em perigos nas cidades, em perigos nos desertos, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas."

          Por fim, além de passar por todas essas contendas, Paulo, por ele mesmo mencionado, difundia o Evangelho de Cristo com um "espinho na carne" (2 Cor 12:7), não sendo comprovado até hoje de forma convincente, o que ele quis dizer quando mencionou essa expressão... temos apenas suposições, quais sejam: de que poderia ser uma tentação carnal; uma possível doença como malária ou epilepsia; alguma afecção na face, ou uma analogia para as constantes perseguições que ele sofria, tanto por judeus como por gentios, sendo que esta última hipótese é o fato mais mencionado por Paulo em suas cartas e epístolas.

          Debruçar-se sobre as cartas e epístolas do Apóstolo Paulo de Tarso nos ajudará a compreender melhor a "mente" de Deus-pai e do Deus-filho, salvo melhor juízo!