Moringa dengosa e afetiva
“Os Dengos na Moringa de Voinha”, escrito por Ana Fátima com ilustrações de Fernanda Rodrigues é um encanto de livro infantil.
Tudo na história nos transporta a uma acolhedora e afetiva casa no interior, onde Voinha Marina tem uma moringa de barro que tem vida própria. A moringa fica vigiando os passos e acontecimentos da família, testemunhando o passar do tempo e guardando as memórias.
O livro reaviva a sensibilidade das crianças, ao associar o objeto moringa, a todos os momentos festivos e especiais, pelo olhar da protagonista da história. O cafuné da mãe, o cheiro de angu que a tia prepara com carinho, o sabor do caruru servido em setembro...
A narrativa destaca a presença do pai, que canta e toca cuíca na varanda, que anima a irmã mais nova a bailar.
E as memórias viajam no tempo, nas trovoadas, na colcha de fuxico, comparando o aconchego do tecido a um abraço quente e reconfortante; traz referências a fogão a lenha, ao cuidado dos avós na escolha e preparo dos alimentos, à dança da fumaça nos olhos infantis, nos símbolos de cuidado, amor e tradição. É um livro que nos envolve de forma singular.
A moringa personagem só falta falar. Sua presença em ponto estratégico da casa conecta com as experiências da protagonista, demostrando a importância da valorização das tradições culturais e dos laços familiares. A história e as ilustrações criam um ambiente acolhedor para os leitores, especialmente para as crianças.
A habilidade da autora em criar imagens vívidas e transmitir emoções através de sua escrita sensível é um aspecto positivo que envolve e cativa.