O opúsculo "Alegrai-vos"

O OPÚSCULO “ALEGRAI-VOS”

Miguel Carqueija

 

Resenha do opúsculo “Alegrai-vos”, Carta Circular aos consagrados e às consagradas, “do magistério do Papa Francisco”, iniciativa da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica”, no Ano da Vida Consagrada. Ediçõe Paulinas, São Paulo-SP, 2014; título original “Rallegratevi: Lettera circolari ai consagrati e alle consacrate: Librerie Editrice Vaticana, 2014. Tradução: Jaime A. Clasen. Documentos da Igreja, 31. Texto assinado por João Braz, Cardeal de Aviz (Prefeito) e José Rodriguez Carballo, OFM (Arcebispo Secretário).

 

Apesar da referência ao Papa Francisco na capa deste pequeno volume (pouco mais de 50 páginas), trata-se na verdade de um comentário, explorando as riquezas dos textos do pontífice.

“O Papa nos convida a uma “peregrinatio” para trás, uma caminhada sapiencial para nos encontrarmos nas estradas da Palestina ou perto da barca do humilde pescador da Galileia, convida-nos a contemplar os inícios de um caminho, ou melhor, de um acontecimento que, inaugurado por Cristo, leva a deixar as redes na praia, o banco dos impostos à beira da estrada, as veleidades do zelote entre as intenções do passado. São todos meios inadequados para estar com Ele.”

São mencionados e estudados diversos documentos do magistério de Francisco, como a Exortação Apostólica Evangelii gaudium,a Encíclica Lumen fidei e discursos e pronunciamentos diversos, e outros textos como a Encíclica Deus caritas est, de Bento XVI.

É uma agradável leitura, que fala em fraternidade, alegria, perdão, serenidade, toda essa luminosa manifestação da Igreja Católica na Terra.

“Ao confiar a nós a tarefa de “despertar o mundo”, o Papa nos estimula e ir ao encontro das histórias dos homens e das mulheres de hoje à luz de duas categorias pastorais que têm a sua raiz na novidade do Evangelho: a “proximidade” e o “encontro”, duas modalidades através das quais Deus mesmo se revelou na história até a encarnação.”

Obra simpática e que estimula o estudo da obra escrita do grande Papa Francisco.

 

Rio de Janeiro, 17 de junho de 2023.