Victor Hugo e o golpe de Luís Napoleão

 

VICTOR HUGO E O GOLPE DE LUÍS NAPOLEÃO

Miguel Carqueija

 

Resenha do livro “História de um crime” (“Depoimento de testemunha”), de Victor Hugo. Editora das Américas, São Paulo-SP, 1958. Volume 19 das “Obras completas” de Victor Hugo. Tradução: Oscar Paes Leme.

 

Eu nunca ouvira falar deste livro do grande Victor Hugo quando o encontrei, despencado, num sebo. Uma capa dura, cor de vinho, sinal de que houve encadernação. Quando faziam isso antigamente parece que a capa verdadeira era arrancada, com as informações, ilustrações e orelhas que tivesse — o que me parece uma prática selvagem.

Esta obra ficou muitos anos inédita e vem com a seguinte estranha advertência no pórtico: “Este livro é mais que atual; é urgente. Publico-o. V.H. Paris, 1º de outubro de 1877”.

Hugo conta os acontecimentos terríveis da França em 1851, quando o então presidente da república, Luís Napoleão (Louis Napoléon Bonaparte), sobrinho de Napoleão Bonaparte, deu um golpe de estado em 2 de dezembro e se fez imperador — o Segundo Império Francês. Muitos parlamentares foram presos e houve uma grande tentativa de resistência. Victor Hugo, então deputado de esquerda, arriscou a cabeça atuando pela resistência com panfletos e reuniões além de ir nas barricadas. Mas, pelo que consta em suas anotações, Napoleão agiu de forma brutal contra a oposição.

Hugo acabou indo para o exílio e seu depoimento só veio a ser publicado em 1877 — Napoleão morrera, já deposto, em 1873 — e uma segunda parte veio a lume em 1878.

São muito interessantes as revelações minuciosas de Victor Hugo, que mostram bem quão frágeis são a liberdade e as instituições. Há descrições detalhistas do transporte de presos, militares e deputados:

“Depois de vários entendimentos entre o ajudante de ordens dos Campos Elísios e o pessoal do chefe de polícia Maupas, colocaram em cima de truques os dois carros de presos; atrás de cada um continuou a caleche aberta, como quinta rodante em que um agente de polícia montava sentinela; a locomotiva estava pronta; engataram os truques ao tender e o trem partiu. Era ainda noite escura.”

“Truques”, no caso, significa uma plataforma sobre rodas; creio que é termo em desuso.

Para quem gosta de estudar os bastidores da História, um ótimo documento.

 

Rio de Janeiro, 7 de junho de 2023.