Ouviram falar do suco de noni?

 

OUVIRAM FALAR DO SUCO DE NONI?

Miguel Carqueija

 

Resenha do opúsculo “Suco de noni”, de Neil Solomon M.D. Ph.D. Direct Source Publishing, Utah (EUA), 1999. Sem informação sobre a tradução e a edição brasileira. Pré-título: “O fruto tropical de 101 aplicações medicinais” e o subtítulo “’morinda citrifolia’, fruto insular”. O autor é apresentado como Diretor de Saúde e Higiene Mental de Maryland, médico diplomado do Hospital Johns Hopkins e Presidente da ONG da ONU, Centro de Pesquisa sobre Saúde e Ciência, entre outras coisas.

 

Sabem, eu estranho muito que neste opúsculo (e eu nem lembro mais como veio parar em minhas mãos, só agora o li mas está comigo há anos, provavelmente adquirido num sebo) não haja informação sobre esta edição em língua portuguesa, inclusive a tradução. Onde foi impressa, em suma.

Entretanto ele fala de uma fruta que eu desconhecia e cujas propriedades, pelo visto, são quase milagrosas.

Segundo o autor o noni é usado há mais de dois mil anos na Índia, na China e na Polinésia, é conhecido no Taiti, no Hawaí e na Malásia.

Para que vocês tenham uma idéia o autor garante que esta fruta, entre outras qualidades, reduz a hipertensão, aumenta a energia, ajuda a regular o sono e a temperatura, alivia as dores, é agente anti-inflamatório e anti-histamínico, é antibacteriano, inibe a função pré-cancerígena e o crescimento de temores cancerosos, contribui para o rejuvenescimento da pele e dos cabelos, atua também em artrites, diabete tipos 1 e 2, enfermidades cardíacas, elimina a dependência ao tabagismo...

Incrível, não? Mas vejam bem, o Dr. Neil Solomon não afirma tudo isso só por ele, mas invoca o testemunho de outros médicos, como o Dr. Steven Hall, de quem é citada esta frase:

“O noni é incrível, pois ajuda pessoas a quem a ciência médica tradicional não conseguiu ajudar.”

O volume inclui muitos detalhes sobre a ação dos princípios ativos contidos na planta, como a xeronina, e a maneira de tomar o produto inclusive como suplemento nutritivo.

Infelizmente nada fala sobre como encontrar o produto no Brasil.

 

Rio de Janeiro, 4 de maio de 2023.