Os acontecimentos finais

 

OS ACONTECIMENTOS FINAIS

Miguel Carqueija

 

Resenha do livro “Os acontecimentos finais”, de Dom Cipriano Chagas OSB. Volume IV da série “Nossa geração será a última?” Edições Louva-a-Deus, Rio de Janeiro-RJ, janeiro de 2008. Prefácio de Maria Teresa de Oliveira Malta.

 

Eu conheci Dom Cipriano, monge do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, na década de 1970, mas nunca pude conhecê-lo melhor. Soube vagamente que ele fazia parte de um novo movimento, a Renovação Carismática. Só bem mais tarde soube da importância que ele teve nesse movimento, inclusive lançando livros. Hoje lamento não tê-lo conhecido melhor.

A mensagem desse livro é escatológica e se refere às coisas perturbadoras do final dos tempos, que precedem o retorno glorioso de Jesus Cristo. Dom Cipriano alerta para a chegada do Anticristo e o governo mundial. E a chamada Grande Apostasia. Cita o Apocalipse (12,12): “o demônio desceu para vós cheio de grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta”. E o autor acrescenta:

“Os ataques à liberdade, à vida dos cristãos, vão ser cada vez mais sensíveis. Os adversários de Jesus irão perseguir-nos, destituir-nos de tudo o que fazemos. Irão querer o que temos, assumir os nossos lugares. Já o fazem, mas serão cada vez mais violentos até o final.

“Jesus não esconde o que nos espera: (...) O tentador, o contraditor, o caluniador Satanás buscará fazer calar a santa Palavra de Deus. Pseudo-místicos e pseudo-profetas estarão a serviço da cidade do diabo. Contra os discípulos de Cristo o diabo concita até seus familiares e seus concidadãos (Mc 4,17; 13,12-13; Mt 10,21-22; Lc 6,22; 12,53) (...) Isso para nós é uma lição. Muitas vezes vemos pessoas que se combatiam e não se aceitavam, mas que se unem para perseguir os que são de Deus.”

Dom Cipriano abre capítulos para falar sobre o Anticristo, o Governo Mundial, a Segunda Vinda de Cristo e o Juízo Final.

E ele insiste que as pessoas terão de se decidir, inclusive os cristãos precisam pensar e agir como cristãos:

“Mais uma vez o Espírito Santo está chamando o povo de Deus a fazer sua decisão final. Sabemos que o fim está próximo — você e eu temos que fazer nossa jogada final quanto a que tipo de pessoas vamos ser nas últimas horas. Você vai ficar mais mundano — ou mais espiritual. Você vai comprar e gastar e desperdiçar mais ou dar e partilhar e entregar mais. Você vai se aproximar de Deus e Ele de você — ou você vai preferir se aproximar de seus amigos e do mundo e eles de você.”

E um aviso muito importante:

“O Anticristo, segundo o Apocalipse, tentará criar uma ordem política, econômica, religiosa, unitária, que abarque todo mundo.”

É a tentativa de dominação do mundo pelo Mal, e estamos vendo isso a olhos vistos.

Lembrando que a História caminha para um fim, o autor acrescenta: “Não há porque temer os acontecimentos finais”. Afinal, sabemos que a vitória é de Cristo.

Eu não concordo com tudo o que consta no livro, pois há afirmações sobre o fim dos tempos que se aproximam de uma visão protestante: a idéia do arrebatamento da Igreja antes do Juízo Final, o que me parece fantasioso. Convém esclarecer que antigamente livros católicos deviam sair com o “imprimatur” e o “nihil obstat” (“imprima-se” e “nada obsta”) de autoridade eclesiástica. Este volume não contém esses elementos. Isso, no meu entender, é uma deficiência.

 

Rio de Janeiro, 29 de abril de 2023.