Os livros secretos W.I.T.C.H.: festas

 

OS LIVROS SECRETOS W.I.T.C.H.: FESTAS

Miguel Carqueija

 

Resenha do livro de humor “100 magias para curtir e preparar festas”. Edelbra, Erechim-RS, sem data. Edição original Disney, 2005. Tradução: André João Rypl.

 

Os livrinhos desta série são muito simpáticos, porém se ressentem da escassez de informações. As W.I.T.C.H são uma franquia curiosa — e os pontos separam as letras como as iniciais das bruxinhas: Will, Irma, Taranee, Cornelia e Hay Lin. Elas foram criadas na Itália, migraram para o Japão, no entanto esses livrinhos, parte da franquia fora dos quadrinhos e animês, ficou com a Disney, que é norte-americana.

Esses livros não têm nem autoria declarada, sabemos apenas que são da franquia, pelo que eu pude notar nos que conheço, dos onze relacionados na coleção.

No mais é leitura muito divertida, com humor bastante sadio. As situações dramáticas das “Witch” aqui não aparecem: são adolescentes normais, alegres e ativas.

As páginas de perguntas e respostas (sob o título: “Sorriso de bruxinha”) são engraçadíssimas. Vejam essa amostra:

“Por que a gente deve sempre planejar as festas?

“Bem, principalmente porque elas não sabem se planejar sozinhas...

“Será que eu posso fazer uma grande festa em um lugar pequeno?

“Claro, mas só convide gente bem magra.

“Se eu quiser divulgar uma festa basta imprimir os convites?

“Não... você precisa distribui-los também.”

Hoje em dia é meio difícil achar bons livros humorísticos; ainda lembro os de Leon Eliachar. Os livros de humor “Witch” são ótimos, mostrando o companheirismo de cinco garotas que, independente de terem poderes mágicos, possuem o entusiasmo e o bom humor das adolescentes de boa índole. Elas não vão além dos limites de família e sua noção de amizade é exemplar. Um ponto a considerar é que a opinião e a vigilância dos pais, nesse assunto de festas, são levadas em consideração pelas protagonistas. Algo que difere do ambiente permissivo da sociedade decadente em que nós vivemos, em que muitos jovens estão se lixando para a opinião e a autoridade dos pais.

Um último esclarecimento: apesar do título da obra tudo se passa no plano natural: elas não fazem magia alguma, pois estão apenas agindo como adolescentes. Os seus poderes são para os desenhos e os quadrinhos.

 

Rio de Janeiro, 30 de maio a 1º de junho de 2023.