A Igreja e a Educação Cristã

PAZMIÑO, Robert W. Temas Fundamentais da Educação Cristã. 1.ed. São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, ano 2008, 270 páginas.

Robert W. Pazmiño é pastor Batista, educador cristão e mentor por excelência. Tembém é professor de Educação Cristã na Andover Newton Theological School em Newton Center, Massachusetts, onde atua desde 1986. Serviu nessa instituição como reitor acadêmico interino por 16 meses e como diretor do Programa Master of Divinity. É autor de dez livros e numerosos capítulos e artigos. Entre seus livros estão: Foundational Issues in Christian Education, 3ª ed . (2008), Então, o que torna nosso ensino cristão? (2008), Fazendo Pesquisa Teológica (2009) e Deus Nosso Professor (2001). Ele possui um Bacharel da Bucknell University, um Mestrado em Divindade do Seminário Teológico Gordon-Conwell e um Doutorado em Educação pelo Teachers College, Columbia University em cooperação com o Union Seminary[1].

Em seu livro Temas Fundamentais da Educação Cristã, Robert W. Pazmiño "examina as disciplinas usadas para formarem um conceito holístico e integrado de educação cristã do qual se podem extrair diretrizes e princípios práticos" (p. 9). Porque o autor manteve o seu tema tão amplo o texto abrange uma grande quantidade de material na tentativa de cumprir seu objetivo. Isso resultou na obra de Pazmino ser uma boa referência para as muitas questões que a educação cristã enfrenta.

Observou-se que o livro serve como uma referência útil para um programa de desenvolvimento e formação cristã de qualquer igreja. Por um lado, ele abrange uma área de múltiplas questões fundamentais da bíblica, da história e da ciência. Como resultado, o educador tem uma infinidade de temas que ele pode consultar para um efetivo ministério educacional.

Percebeu-se que o material foi muito bem elaborado, contendo 7 capítulos e 43 tópicos, distribuídos em 270 páginas. O educador pode realizar seus estudos sobre um ponto específico de interesse e também pode usar o texto como referência em trabalhos acadêmicos e treinamento de líderes.

Outro destaque na obra de Pazmiño, são as referências de materiais de muitas outras obras que oferecem uma bibliografia significativa para a pessoa que deseja fazer mais pesquisas sobre o tema.

O autor fundamentou muito bem o seu texto teologicamente. Para começar, a primeira base para uma boa educação que o autor aborda é de fundamentos bíblicos. Dessa forma, o autor estabeleceu um precedente para o seu trabalho. Ele aproveita a oportunidade para discutir tanto o Antigo quanto o Novo Testamento para fornecer amostras de fundamentos bíblicos. Muitas vezes um autor se torna tão focado no exemplo de Jesus na educação cristã que pouco ou nenhuma ênfase é abordada sobre o Antigo Testamento. Entende-se que Jesus é o modelo perfeito para o ensino da Palavra de Deus. No entanto, encontrá-se diversos exemplos de educação na Escritura do Antigo Testamento.

Pazmiño observa, através do trabalho de Matias Preiswerk, que no Antigo Testamento havia “diversos agentes envolvidos na educação [...] profetas, sacerdotes e levitas, pessoas sábias, escribas e rabinos, junto com o próprio povo como nação” (p.18). O autor reconhece o fato de que o Velho Testamento fornece esses modelos que ainda podemos usar hoje.

Na sua obra, Pazmiño ajudou a reforçar a importância da teologia reformada para a educação ao fornecer exemplos de fundamentos científicos. Por exemplo, no capítulo seis, Fundamentos Psicológicos, ele observa o modelo de desenvolvimento cognitivo do psicólogo Jean Piaget e baseia a sua teologia de educação cristã. Isso é mostrado nas páginas 202-204, onde o escritor continuamente compara e contrasta a teoria de Jean Piaget com "a revelação de Deus em Jesus Cristo e na Escritura” que “oferece um padrão corretivo para o raciocínio cognitivo" (p. 204). Percebe-se que, balanceando as ciências sociais com a teologia, Pazmiño traz equilíbrio para muitos problemas que a igreja enfrenta concernentes a educação. Isso também demonstra a utilidade das ciências sociais como um fundamento para a educação cristã, mas sem que haja a substituição por nosso Senhor Jesus Cristo e as Escrituras – afinal, sem Cristo não haveria educação cristã.

Pazmiño demonstra ter uma abordagem mais aberta com relação aos saberes quando cita a epistemologia de George Knight (p. 97) de que "toda a verdade é verdade de Deus" deste modo, eliminando “a distinção entre verdade secular e verdade sacra”, já que em Deus “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” (Cl. 2:3 – ARA).

Em resumo, o livro “Temas Fundamentais da Educação Cristã” é uma ótima ferramenta de referência para o educador cristão. Todavia, devido o uso de linguagem técnica, percebe-se que Pazmiño estava escrevendo para pessoas específicas: universitários, seminaristas, pastores e educadores. Enfim, pessoas que já tenham uma familiaridade com a educação formal ou informal.

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[1] Fonte: https://www.biola.edu/talbot/ce20/database/robert-pazmino