Resenha sobre o Livro "Um Pouco de Ar, Por Favor"

Livro escrito pelo autor indiano George Orwell, que descreve a história de George Bowling (autor principal), um vendedor de seguros que tem 45 anos de idade. Ele é casado com Hilda, dona de casa que tem 39 anos de idade, e juntos têm dois filhos, Billy, o caçula com 7 anos de idade, e Lorna, que tem 11 anos de idade.

George vem de uma família humilde, e descreve a seguinte frase no texto retratando essa característica: "meu pai provavelmente ficaria muito orgulhoso de mim se pudesse me ver agora. Acharia maravilhoso que um filho tivesse um carro e morasse em uma casa com banheiro", retratando as dificuldades da época.

Ele serviu na primeira grande guerra, e lá conheceu o Sr. Joseph Cheam, que depois da guerra lhe ajudou a conseguir um emprego na seguradora. No seu casamento, não era muito feliz, em parte porque Hilda reclamava de tudo, principalmente vivia lamentando-se de chegar o dia de não ter dinheiro para pagar as contas.

Com lembranças da sua infância, George viaja sozinho para sua cidade natal, Lower Binfield, em busca de "um pouco de ar", e lá já não encontra mais as características comerciais e arquitetônicas da cidade, assim como os antigos moradores, o que lhe causa uma grande decepção. Retorna a casa, e volta a ter vida de sempre ao lado de Hilda.

Vale salientar, que durante a narrativa do livro, George já pressente a chegada na Inglaterra da segunda grande guerra mundial. Uma frase lembrada por George e descrita no livro é:

"Energia, garra, valor e coragem. Embarque ou saia. Há muito espaço no topo"