Poetize a vida

Quando era mais novo, não gostava de poesia. Era um gênero literário que não me atraía muito. Muito disso se deveu ao modo como os textos eram usados em sala de aula. Interpretação de textos com poesia era mais uma sessão de tortura do que um momento de fruição. Me arrependo de não ter lido mais poesia na infância. Sempre que posso, não perco a oportunidade de remediar isso. Obras como a Poetize 2022 me permitem isso.

Li esse livro em 2022 como um remédio mental. Sem apelar para autoajuda ou aquele papo chato de coach, a poesia tem uma propriedade curativa. Através de sua forma e conteúdo, os leitores vislumbram possibilidades ainda desconhecidas, fazem um mergulho em si mesmos, compreendem sentimentos alheios como se fossem seus. Ou seja, o eu lírico da poesia manifesta um “nós” oculto.

Os diversos poemas da obra me fizeram sentir a angústia de conviver com uma pandemia. É um registro histórico de toda a dor represada e esperança reprimida ao longo de 2019 para cá. De modo algum considero esse livro um memorial da morte. Nem sequer ele chega a ser triste. Ao contrário, ele pulsa vida, mesmo que ela estivesse se esvaindo, escorrendo pelas mãos como areia.

Foi uma surpresa conhecer tantos autores, e um prazer encontrar as novas formas de expressão poética. Cada linha era um mergulho na extensão da coletividade brasileira entre os anos. Saudades embebidas em nostalgia, declarações de amor suprimidas, futuros ainda por nascer… tudo manifesto em palavra escrita, essa que não se perde. Se reproduz ao infinito.

Destaco a participação da poetisa de minha terra natal Araçás, Joilma Xavier. Gostaria de ler uma coletânea só sua no futuro, demonstrou um talento ímpar para expressar sentimentos com simplicidade e emoção. Como toda coletânea, há textos e autores com os quais o leitor se identificará com menor ou maior intensidade. A recomendação do livro permanece a mesma.

A antologia poética foi organizada por Isaac Almeida Ramos, e foi publicada em 2022. Foi uma edição comemorativa da Comunidade Novos Poetas, série Novos Poetas número 40. A editora responsável pela publicação foi a Vivara. Conta com mais de 510 páginas, contando com 448 poetas e poetisas de várias regiões do Brasil. Foi um deleite para os olhos, um prazer para a alma. Possui capa em papel cartão, orelhas e conteúdo extra.

Para adquirir o seu exemplar, acesse:

https://vivaraeditora.com.br/livros/poetize-2022-antologia-poetica/

Caliel Alves
Enviado por Caliel Alves em 19/12/2022
Reeditado em 19/12/2022
Código do texto: T7675486
Classificação de conteúdo: seguro