Livro: Caracteres_ Jean De La Bruyère.
Apesar de haver uma lacuna no tempo em que este filósofo Francês viveu e a nossa atual época. Há sim, algumas semelhanças que são próximas e similares nos comportamentos: da pessoa humana quando se vive em agrupados sociais da sociedade. Pois foi exatamente isto que este homem culto e instruído, percebeu vivendo e observando as pessoas do século 17_ onde todas as classes sociais de sua época possuíam características de percularidades tão diversas de personalidades e personagens que praticavam coisas tão anti_éticas, como absurdas.
Entretanto Jean De La Bruyère, nasceu em Paris no ano de 1645 e foi a óbito no ano de 1696 em Versalhes. E até os dias de hoje é considerado como um filósofo moralista, ao lado de outro conterrâneo Francês, o duque, escritor e filósofo La Rochefoucauld. Todavia este escritor adotou esta postura crítica em relação ao seu visceral inconformismo sobre as muitas diversas mazelas que acontecia em sua época. E foi através deste seu observar crítico que ele teceu este livro que questiona os costumes enraizados, tanto da elite, como da massa populacional.
Enfim, eu sugiro quem for ler este livro_ deva ter uma certa paciência sobre as coisas que se expressam sobre um tempo distante e totalmente diferente do nosso. No entanto, quando se trata sobre a espécie humana, há como sempre muitas coisas em comum. Não importando a época e os costumes, há muita inevitáveis semelhanças com os indivíduos de hoje em dia, onde a louca busca pelo o poder, gera todo tipo de corrupção e ostentação. E que também gerava uma indiferença social e até pobreza em plena monarquia Francesa.
Livro: Caracteres.
Jean De La Bruyère
Tradução: Antônio Geraldo da Silva
Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal_ 23.
Editora Escala_ São Paulo/Sp.