Não existe amanhã: 2

"E, por um instante, ela inveja essa capacidade. Essa habilidade de compartilhar da felicidade de outra pessoa, sofrer com as dores, voar nas asas de emoções verdadeiras em vez de passar a vida fingindo"

No segundo volume da trilogia Killing Eve, adaptada para a série de mesmo nome, continuamos a acompanhar a caçada de Eve à Villanelle e a satisfação desta em ser perseguida, incluindo, claro, mais cenas de assassinatos, jogos políticos e grupos secretos.

A investigadora parece estar sempre mais perto de descobrir quem é sua assassina profissional, misteriosa e audaciosa. Mas Villanelle sempre está um passo à frente, mesmo correndo mais riscos, desfrutando do prazer de brincar de gato e rato, além de também estar sempre sexualmente insaciável.

É divertido de ver como as personagens parecem convergir para um ponto em comum, que será praticamente o plot da história desse segundo volume, ao mesmo tempo em que buscam incansavelmente superar seus medos, mostrar que podem ser muito eficientes e inteligentes. Tudo isso numa narrativa concisa, com muitos diálogos, muitos personagens secundários e mortes muito bem planejadas.

Eu diria que na verdade não houve muitas diferenças do primeiro pro segundo livro, a trama de perseguição, investigação e conspiração parece servir só como um pano de fundo para o embate entre as duas protagonistas. E a rapidez com que as coisas acontecem, ás vezes, deixa de lado um possível bom desenvolvimento psicológico.

Em "Não existe amanhã" Eve vê seu casamento ruir cada vez mais, se afastando do marido, Niko, e mais focada em V (como até então ela conhece Villanelle), diria que de certa forma fascinada com a astúcia da assassina. Porém, como o próprio Niko não parece bem desenvolvido, ele configura apenas como obstáculo para Eve se jogar de vez na investigação.

Ainda assim a leitura é muito divertida, prazerosa, a trama de espionagem é instigante, ás vezes nos faz duvidar de certos personagens e deixa ainda aquele gostinho de quero mais, embora eu espere que o terceiro e último volume supere os 2 primeiros.