Livro: O Profeta
Quando eu descobri este livro o profeta do ilustre escritor Libanês, Kahlil Gibran, tive uma espécie de cartarse em minha vida e foi interessante como esse livro chegou em mim, através de meu falecido pai, que disse assim: como eu sei que você gosta de ler, eu achei este livro na minha sala e resolvi trazer para você ler. E como no ato de gentileza eu aceitei ter recebido o livro e agradeci, sem ter idéia de que esse pequeno opúsculo fosse ter uma influência tão grande em minha vida.
Todavia comecei a folhear este livro e li um texto que chamou a minha atenção e que dizia assim: os vossos filhos não são os vossos filhos, mas sim, filhos da ânsia da vida por si mesmos. Pois vem de vós, mas não são de vós, podeis até se esforçar para ser como eles, mas não podeis exigir que eles sejam como vós, porque eles são os filhos de vosso amanhã e que vós não podeis tocar nem em sonhos. E neste instante eu percebi que não se tratava de uma literatura tão usual e muito menos de um simples escritor.
E foi assim que eu conheci um livro que teve vital relevância para mim, como leitor e como escritor que ainda estava no início de um processo de formação literária, onde lia variados gêneros literários e conhecendo vários aspectos da escrita, conforme a forma de escrever de cada escritor que eu lia. Enfim, não há como negar o peso de Gibran, como um guia inspirador, como não há como evitar a referência de Charles Baudelaire em minha escrita.
Entrementes com o passar do tempo esses dois ícones e muitos outros escritores, como: Niestzche, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Lima Barreto e tantas outros demais; ensinaram_me a buscar o meu próprio estilo de escrever, sem precisar procurar ser similar a nenhum deles. Em síntese a leitura é de vital essência para fundamentar o escritor nessa caminhada evolutiva das letras.
Em quem ler o livro, o profeta, do escritor Gibran, com suas lindas triviais temáticas como: o amor, a amizade, o casamento, os filhos, o trabalho e muitos outros temas que este livro aborda é_ essencial para deslumbrar um mundo interior que pode despertar uma riqueza espiritual em cada um de nós, através de suas belas palavras de sabedoria.