Pensamentos do Dalai Lama

PENSAMENTOS DO DALAI LAMA

Miguel Carqueija

 

Resenha do opúsculo “Palavras de sabedoria”, por Sua Santidade o Dalai Lama. Editora Sextante, Rio de Janeiro-RJ, 2009. Título original: “The little book of Buddhism”, “copyright” 1999 por Sua Santidade o Dalai Lama. Publicado originalmente por Penguin Books, Índia. Tradução: Maria Luiza Newlands Silveira e Márcia Cláudia Alves. Capa: Raul Fernandes. Nota do editor Renuka Singh.

 

Acredito que a maior parte das pessoas só o conhece pelo nome de Dalai Lama, porém o seu nome é Tenzin Gyatso. E nem neste livro de sua autoria o seu nome aparece.

O Dalai Lama é uma figura emblemática da luta pela liberdade, pois em 1959 ele se viu obrigado a fugir do Tibet, que foi invadido e ocupado pelas forças da China Comunista. Ele passou a viver na Índia e ainda é considerado o líder do budismo tibetano.

O opúsculo, com menos de 70 páginas, contém ensinamentos e reflexões de sabedoria, algumas muito valiosas. Vejam esta:

“A verdadeira compaixão decorre da percepção do sofrimento dos outros. Nós nos sentimos responsáveis e desejamosfazer algo por eles.”

Com certeza um grande líder espiritual, o Dalai Lama, em sua crença budista, vai mostrando a importância da elevação espiritual:

“Descobri que o mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da compaixão. Quanto mais nos importamos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem-estar. Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhoso pelos outros, passamos automaticamente para um estado de serenidade. Esta é a principal fonte da felicidade.”

De um modo geral o autor fala dos sentimentos de altruísmo, boa vontade, auto-crítica, humildade, tolerância, em suma, qualidades que nos tornam mais humanos e que, se um dia se tornarem dominantes na sociedade, purificarão o mundo.

 

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2022.