Curso de Apologètica Cristã, quarta prova da existência de Deus
CURSO DE APOLOGÉTICA CRISTÃ, 4ª PROVA DA EXISTÊNCIA DE DEUS
Miguel Carqueija
Ao apresentar a 4ª prova da existência de Deus — da página 20 à página 36 de seu magnífico tratado, que eu já li e reli várias vezes — Duvivier prossegue impecável e irrespondível nas suas teses brilhantes.
A 4ª prova refere-se às perfeições e à ordem do mundo, e assim se resume pelo próprio autor: “1) Que em todo o universo se patenteia uma ordem admirável; 2) Que esta ordem não pode provir, com efeito, senão de uma causa inteligente; 3) Que esta inteligência só pode ser a divina. Portanto, Deus existe.”
Com dados da Ciência de sua época Duvivier resume as maravilhas do mundo sideral e dos três reinos da Natureza, inclusive os órgãos animais e do corpo humano. E convenhamos, o ilustre jesuíta tem toda a razão: tudo na natureza mostra uma intenção e também um poder incomensurável.
“Detenhamo-nos um pouco no exame do órgão da vista humana. Atente-se na multidão de requisitos que se devem achar reunidos e adaptados uns aos outros, para se realizar este único fenômeno a que chamamos visão.”
“Razão tinha, pois, Newton para, depois de ter estudado este órgão, exclamar: “Podia Aquele, que construiu o olho, ignorar as leis da ótica?”
Obviamente o simples bom senso aprova as teses de Duvivier. E, pela leitura deste grande livro, sentimos como é frívola a idéia que algumas pessoas insistem em difundir, de que exista antagonismo entre Ciência e Fé.
Rio de Janeiro, 5 de novembro de 2018.