Resenha do livro: O Fantasma da Ópera - Baston Leroux
A história do Fantasma da Ópera é um clássico mundial francês, onde se tornou famosa pela indescritível e envolvente história no geral, emocionante, misteriosa, e com um ar gótico. Os personagens são bem construídos, o enredo é único e a escrita, bastante detalhada em todos os detalhes. É aquele tipo de história que você não lê nada igual, não só por ser um clássico, mas pelo estilo da história, pelos personagens e o modo de escrita apaixonante do autor. Não foi à toa que O Fantasma da Ópera se tornou uma história conhecida e com várias versões de filmes.
Resolvi comprar o livro por curiosidade, além de ter adorado o filme baseado na história. Com 315 páginas, da editora Principis, o primeiro trecho da orelha esquerda tem escrito: ''Uma criatura enigmática e mascarada perambula pela Ópera de Paris, levantando rumores entre os artistas e funcionários que ali frequentam. Acontecimentos assustadores levam a direção do teatro a considerar que um Fantasma realmente assombra o lugar.''
Primeiramente, para reforçar o que falei anterioremente, é uma história com mistério e emoção do início ao fim. Com um estilo de leitura que não te entedia de nenhuma forma, os fatos são bem narrados, e o narrador da história só é revelado no final do livro, sendo ele uma figura muito próxima do Fantasma, interessado em fazer um estudo de caso com base na história do protagonisma principal (o Fantasma da Ópera) e acontecimentos do local (Ópera de Paris).
Desde o início da leitura, há um mistério sobre o Fantasma da Ópera. Quem seria ele de fato? Qual seria seu objetivo? É um homem, ou de fato, um fantasma? Na medida que Christine Daeé, uma simples e humilde cantora sueca, ainda triste com a morte de seu pai, entra na Ópera, ela conquista a todos, desde Raoul (seu amigo de infância) até o próprio Fantasma da Ópera, onde este, era para muita gente, uma invenção de fofocas, uma espécie de mito construído para assustar as pessoas e que provavelmente não existiria na mente delas. Pouco tempo depois, Christine passa a ter aulas com o anjo da música, um ser invisível, uma espécie de espiríto que foi enviado a pedido do seu pai, como prometido, pois ele antes da sua morte, a prometeu que assim que morreria, chamaria o anjo da música para ela se tornar uma cantora de verdade. Sua real identidade acaba sendo revelada um pouco depois da metade do livro. A fim de não estragar os mistérios da história, não irei expô-los nessa resenha.
Ainda no começo, há diversos episódios misteriosos que ocorrem na Ópera, como assassinatos que ninguém consegue decifrar, sumiços de dinheiro no meio da história, uma espécie de feitiço na apresentação de uma cantora, cartas do Fantasma da Ópera para personagens da trama (seriam mesmo reais, ou apenas alguém se passando por ele?). Mas, todos esses mistérios acabam com respostas respondidas até a última página do livro. Nada fica solto, é um total suspense e emoção durante toda a história. De todos os personagens, o Fantasma da Ópera, é sem dúvida, o mais intrigante e misterioso. Ele possuiria corpo físico, ou seria uma alma de fato? De qualquer forma, acaba se apaixonando perdidamente por Christine, e a relação entre os dois fica mais curiosa e emocionante ao longo da história, com um estilo de amor misturado com medo, da mesma forma que ela também se aproxima de Raoul, seu amigo de infância que há tempos não via, que também se apaixona pela personagem, através das suas apresentações na Ópera.
Raoul acaba se tornando uma espécie de inimigo com o Fantasma da Ópera justamente por dividirem a mesma paixão por uma pessoa em comum: Christine. Será uma inimizade que custará um preço muito caro para os três personagens, onde o Fantasma da Ópera, um ser misterioso, obscuro, inteligente e dono de uma irresistível voz se encanta pela belíssima voz de Christine (consigo imaginar como seria, assim como os outros detalhes da história), além de sua delicadeza e simplicidade. E, por outro lado Raoul, um homem vindo de família importante e uma vida comum, acaba desejando Christine ao ponto de se torná-la sua futura esposa.
A Ópera é um lugar imenso, porém, poucos sabem dos outros lugares dessa construção, e muito menos que leva até ao quarto subsolo. Com grande palco e diversos camarins, existe um em especial que os administradores precisam deixar reservado continuadamente para o Fantasma da Ópera, mas o curioso, é que, até então ninguém havia o visto lá, no camarim número 5. Apesar disso, algumas coisas acabavam mudando misteriosamente de lugar. Há relatos de personagens que ouviram uma bela voz masculina, mas acabaram não vendo ninguém ali dentro. A existência física do Fantasma da Ópera acabava sendo duvidosa para muitos personagens que ali frequentavam, possivelmente um espírito que assombrava o local. Mas muitos ao ouvirem seu nome, já eram capazes de sentir uma espécie de arrepio, algo sobrenatural. Felizmente, ao longo da história é possível saber detalhes sobre sua história e quem ele é de fato.
Se eu pudesse escolher um único livro com a história mais emocionante, misteriosa e com um toque de terror, sem dúvida, escolheria o Fantasma da Ópera. Talvez, a minha história preferida, tanto por ser única, daquelas que te toca a alma em diversas partes, te forçando a imaginar a história, as vozes dos personagens, os detalhes, o enredo, as emoções em si. No final do livro, é muito difícil não se emocionar de alguma forma, você se sente triste por ter acabado, com imensa curiosidade em relação aos mistérios. Em algumas partes me bateu inesgotável tristeza, não por ser uma história ruim, mas por ser algo que tem o poder de tocar de verdade quem lê. Em poucas palavras, posso dizer que é uma história belíssima e talentosa, pois nunca vi algo igual.