Resenha do livro: Drácula de Bram Stocker

O livro Drácula de Bram Stocker - 2º edição revisada 2021 - Editora PandorgA - Edição luxo; além de ser aparentemente atraente esteticamente com uma capa dura e modelo gótico, possui uma história clássica sobre o Drácula: uma das mais antigas e famosas histórias de vampiro, um grande clássico mundial. Seu sucesso foi tão grande que rendeu alguns filmes e até mesmo séries baseados na grande história de Bram Stocker.

É um tipo de livro de leitura fluída, onde você começa e consegue ler rapidamente. Eu permaneci curiosa e até a última página, não veio sensação de tédio. É, de fato, uma leitura detalhada e muito interessante. Um detalhe, é que a história se move através de diários e cartas dos personagens sobre diversos eventos, com isso, é possível ler diversos pontos de vista sobre um fato e sobre o que estão passando. Resumindo: é uma história com narrações de todos eles, exceto do Drácula, o que me desanimou um pouco.

Para começar, antes de ler esse livro já havia assistido o filme clássico que foi baseado nessa história duas vezes: o Drácula de Bram Stocker (1994), além de outras versões. O que mais me surpreendeu, primeiramente, é que neste livro o famoso e misterioso Drácula não é o protagonista da história, e quem ocupa esse lugar acaba sendo os outros personagens famosos igualmente, sem haver apenas um que se destaque mais. Certamente, uma pessoa que já viu alguns filmes da história, possivelmente vai estranhar esse fato. Não é novidade para ninguém que muitas histórias dos livros acabam sendo muito diferentes do filme, e no caso de Drácula não é diferente. Outro detalhe que me chocou um pouco, principalmente após ter finalizado o livro era que o Conde Drácula e Mina não possuem e aparentemente nunca possuíram nenhum romance ou laço. Pelo menos de acordo com esse livro, o vampiro para Mina não passa de uma criatura demoníaca e nada mais que isso, e seu único romance é o Harker - o advogado que é chamado inicialmente para visitar o castelo do Drácula para vender ou tratar de negócios de residências, onde inicialmente é o noivo de Mina e se casam ao decorrer da história. E o que o vampiro acha sobre Mina? De acordo com o livro, uma simples traidora, que junto com os outros personagens, planejam matar o Drácula.

Eu particularmente acho que se Drácula e Mina realmente tivessem um laço, com certeza daria uma emoção a mais nessa história, e acredito que muitas pessoas devem pensar o mesmo. Ler esse livro me fez saber de alguns detalhes da história, principalmente envolvendo os outros personagens, com exceção do próprio Drácula (infelizmente), pois como escrevi anteriormente, ele acaba não sendo descrito ativamente, diferente dos outros personagens, podendo dizer em relação a tudo isso que o Drácula acaba sendo de fato um mistério, com mais dúvidas do que certezas, e isso pode ser um grande ponto fraco da história. Eu realmente adoraria ler uma versão que o Conde seja de fato o protagonista da história, assim como nos filmes. Preciso ressaltar que isso não torna o livro ruim, muito pelo contrário. É uma história singular e incomum, por ser um grande clássico, e com um enredo e estilo de escrita que nunca li algo parecido em relação a vampiros. Um amante de terror vai adorar a história em si, principalmente se iniciar a leitura de coração aberto, preparado para uma diferente versão dos filmes, pois se vir baseado nestes, a probabilidade de se decepcionar é maior.

Amanda Passos
Enviado por Amanda Passos em 02/07/2022
Código do texto: T7550999
Classificação de conteúdo: seguro