Pi-wii

Saiu resenha sobre meu romance, espiem no site:

https://sitiocomlivros.blogspot.com/2022/06/resenha-pi-wii-autora-cyntia-pinheiro.html

Ou leiam aqui:

Pi-wii é uma criança que precisou assumir as responsabilidades de mulher, depois que sua mãe faleceu no parto do quinto filho. Esse momento deixou o pai das crianças transtornado, de pai ele virou um carrasco, ou como as crianças diziam um monstro.

"Sem minha mãe, eu acabei assumindo uma maternidade precoce e alheia, abandonando meus próprios sonhos."

Fez de Pi-wii sua mulher, a filha mais velha precisava ser mãe dos irmãos e mulher do próprio pai, ensandecido o homem maltratava os filhos de toda forma possível, desde agressões até estupro. A miséria que essas crianças vivem é de deixar qualquer um sem reação.

Em uma noite que o homem bebeu tanto a ponto de apagar, Pi-wii liderou uma fuga, a qual assombraria eles para sempre. Pois o homem os alcançou e fez mal a quem os ajudou, prejudicando a vida de outras crianças que agora ficaram sem os pais, mortos pela arma do homem ensandecido.

"Senti o sangue secando em minhas costas como se repuxasse a minha pele, o sol nasceu rasgando a folhagem da sequoia e tocando nossos rostos"

De volta a miséria as crianças foram ainda mais maltratadas, eles colecionavam cicatrizes tanto no corpo quanto na alma. Passaram anos depois da primeira fuga para eles terem uma nova chance de abandonar aquele lugar. Eles a agarraram porque eles não sabiam quanto tempo mais resistiram.

Sami irmã de Pi-wii escolheu ficar com o homem, para dar mais tempo aos irmãos, e assim eles terem uma chance maior de fuga, e também porque ela queria vingança. Sami depois de tanto sofrer na mão do pai se tornou uma criança sombria, com sede de sangue e vingança, a qual ela jurou que cumpriria.

"Eu te odeio por tudo o que você fez com meus irmãos e comigo, mas agora o que eu vou fazer com você vai garantir que você pague por tudo de ruim que fez com a gente."

Uau esse livro se tornou o meu preferido dos lidos desse ano. A escrita da autora é poética em meio a tanto caos, essas crianças sofreram tanto, que fica impossível não chorar lendo. É uma leitura intensa, e não pense que você conseguirá largar depois que iniciar a leitura.

Eu fiquei tão chocada, que eu precisava terminar a leitura logo para conseguir saber qual seria o destino daqueles crianças que foram tão maltratadas pela vida e pelo monstro que deveria ser o protetor delas.

"Mas lá no fundo estava intrigada: “como alguém poderia gostar de uma menina feia, sofrida, desdentada, careca, suja, moradora de rua como eu?”"

Depois da fuga ficou ainda mais difícil a vida deles pois agora estavam sozinhos, e separados já que para ajudar um ao outro eles precisaram fazer sacrifícios. Na fuga eles encontraram o casal de irmãos que ficaram órfãos depois que o monstro matou seus pais por acolher os cinco irmãos. E ali eles prometeram cuidar uns dos outros. E juntos eles encararam todos os obstáculos.

As crianças dessa história são da Camboja, um país desolado pela miséria, onde elas não são as únicas vítimas. Pi-wii sendo a mais velha para alimentar os irmãos na fuga, precisou se prostituir. Caminho que muitos precisam seguir para poder sobreviver.

O livro é narrado por todos os irmãos, para mostrar os sentimentos e caminhos que cada um seguiu, a estrutura da história é completa a autora nos presenteia com talento em emocionar com as palavras.

"Solidão nem sempre é estar sozinho, às vezes é um sentir que a alma nos foge, querendo outro lugar porque aquele já não nos cabe. Sem alma não somos inteiros e precisamos ir para onde ela nos leva. A alma é inquieta, quando ela quer fugir, o corpo deve segui -la para não nos sentirmos sozinhos ou abandonados."

Ver a esperança e a evolução de cada criança apesar de tudo o que elas viveram, foi magnífico, uma jornada dentro da história de Pi-wii e seus irmãos você será marcado para sempre, assim como ela foi marcada internamente e externamente.

A autora tem nas mãos um tesouro imensurável. A emoção que foi essa leitura está difícil de inserir aqui. LEIA PI-WII Da autora Cyntia Pinheiro publicado pela editora Flyve.

Livro: Pi-wii

Autora: Cyntia Pinheiro

Editora: Flyve selo Voe

Sinopse: O livro Pi-wii traz a história de cinco crianças do Camboja, no sudeste asiático, que são órfãs de mãe e cujo pai é um homem cruel, violento e que pode ser considerado completamente louco. Cada criança conta um pouco da história, de como tentam fugir para escapar da miséria, dos abusos, da violência extrema a que são submetidos. Pi-wii é a mais velha, tem doze anos e assume precocemente o lugar de mãe dos seus irmãos sentindo-se responsável por protegê-los, nutri-los e amá-los, mas vários desencontros e tragédias vão acontecendo em meio a uma trama cheia de revezes de cortar o coração.

O Camboja é um país sofrido que ainda guarda marcas da guerra ocasionada pelo regime conhecido como Khmer Vermelho que vitimou um milhão e meio de pessoas na década de 1970. O livro traz alguns traços desse passado de horror de modo a situar o leitor da desumanidade vivida por aquele povo e cujas consequências ainda ecoam no tempo presente, como por exemplo a necessidade que a fome gerou de uma alimentação alternativa, levando-os ao hábito de consumo de animais peçonhentos.

Mas a história da menina Pi-wii e seus irmãos ganha fôlego quando eles finalmente conseguem se afastar da vila misérrima de onde vieram, não sem muitos problemas de levar às lágrimas os leitores mais sensíveis. Será que vidas tão sofridas podem encontrar alguma felicidade? Será que todos alcançarão um bom destino? Somente lendo o livro até o final o leitor encontrará tais respostas, não sem antes se emocionar pelo caminho com as imagens que rasgam o peito expondo de forma poética muitas dores, mas também alegres surpresas.