Aprendendo com Lewis: as estratégias de Satanás - Ele te manipula com jargões e filosofias

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar"; 1 Pedro 5:8 ACF.

Olá bom leitor, tudo bem?

Começamos a partir de hoje nossa análise sobre a obra-prima escrita por Lewis e intitulada de 'cartas de um diabo a seu aprendiz'. Talvez você nunca tinha lido a obra, mas com certeza já deve ter ouvido falar, pois bem, como forma de lhe situar sobre o conteúdo do livro deixo aqui uma breve introdução sobre o que se trata.

O livro na verdade é um compilado de cartas elaboradas por um demônio experiente denominado por Lewis de Fitafuso ou Maldanado em algumas edições, direcionando-as a seu sobrinho, um demônio mais novo e consequentemente menos experiente, chamado de Vermebile.

Em cada carta, Fitafuso orienta, ajuda e oferece métodos de tentação demoníacos que devem ser utilizados por seu sobrinho Vermebile como forma de afastar o paciente (ser humano) da Igreja e da fé cristã.

Assim sendo, o objetivo da obra é alertar os cristãos sobre as 'táticas de guerra' usadas por Satanás contra a vida do povo de Deus, objetivando ainda, que conheçamos as falcatruas do nosso adversário e não venhamos a cair em nenhuma delas.

Pois bem, feita tal introdução sobre do que se trata e qual é o objetivo do livro, passemos agora a tecer comentários acerca da primeira carta escrita por Fitafuso.

Na carta de número um, vemos Fitafuso ensinando Vermebile sobre como manipular o paciente considerando dois aspectos:

(1) Fazendo com que desde cedo o paciente (humano) adote várias visões de mundos incompatíveis entre si;

(2) Fazendo com que o paciente (humano) não busque analisar detalhadamente cada uma dessas visões, mas apenas classifique-as como "antiquadas" ou "contemporâneas" (uso de jargões).

Sob o primeiro aspecto a ser adotado por Vermebile (o demônio mais jovem), Fitafuso literalmente assim menciona:

"O seu paciente sempre foi acostumado, desde criança, a ter uma dezena de filosofias incompatíveis dentro de sua cabeça. "

Percebe-se portanto que as investidas do nosso adversário, começam ainda no jardim de infância da nossa vida, ou seja, quando ainda éramos crianças em formação, o diabo já buscava moldar a nossa mente para que quando chegássemos na fase da pré-adolescência, passando também pela adolescência e juventude, chegássemos com a mente totalmente confusa em razão do tanto de informações, mais especificamente filosofias conflitantes que nela fora incutida.

Observe que o jogo dele, ao menos nessa primeira investida, se dá por meio de um trabalho mais longo e gradativo, mas que se não for interrompido poderá surtirá grandes efeitos práticos na vida futura daquela pequena criança, que logicamente se tornará um adulto passados alguns anos.

É uma investida sutil e que demanda dele (o diabo) bastante tempo, mas por outro lado, lhe dará grande probabilidade de sucesso, caso não seja notada e interrompida no seu curso.

Caro leitor, pretendo agora trazer uma aplicação prática, considerando que você tenha filhos, sobrinhos ou até mesmo irmãos mais novos ou crianças em casa. A aplicação é: busque saber e acompanhe sempre o que eles estão aprendendo ou sendo ensinados a aprender, seja isso numa escola, seja na casa de um colega onde ele brinca e gosta de passar bastante tempo, seja até mesmo no convívio familiar, pois existem situações onde nem todos de sua família comungam da mesma fé que a sua, a fé verdadeira em Jesus Cristo, e isto por muitas vezes gerará uma certa tensão e conflito, pois alguns buscarão inculcar na mente de seu filho, sobrinho ou irmão mais novo ideias, comportamentos e filosofias totalmente contrária as suas, eis aí um grande perigo, no qual você não poderá deixá-lo cair, pois uma vez que não se busca saber sobre o que a criança está aprendendo ou consumindo, dá-se a Satanás um grande trunfo e oportunidade.

Ora, e o que poderia ser tais filosofias? Você pode se perguntar. A resposta pra isto pode variar desde o ensinamento nas escolas sobre a teoria da evolução e do Big Bang como fatos inquestionáveis e comprovados cientificamentes aos casos em que se diz que todos os caminhos, religiões e confissões de fé o conduzem ao mesmo Deus, e podem lhe salvar da mesma forma (daí já se percebe a presença do sincretismo, relativismo).

Não obstante, tal ensinamento pode ainda ser aplicado na vida de um Cristão recém-convertido à fé (levando em consideração que um recém-convertido ainda é uma criança que engatinha no Cristianismo), mas que busca preencher sua mente de vários 'conhecimentos' sob as diferentes concepções de mundo existentes, mas este é um tema a ser tratado a posteriori.

Agora com relação ao segundo aspecto a ser adotado por Vermebile (o demônio mais jovem), Fitafuso literalmente assim menciona:

"Ele não classifica doutrinas basicamente como "verdadeiras ou a falsas , e sim como acadêmicas ou práticas , "antiquadas" ou "contemporâneas", "convencionais" ou "cruéis". O jargão, e não a argumentação, é o seu melhor aliado para afastá-lo da Igreja."

Aqui reside uma arma poderosíssima na qual Satanás faz uso: a manipulação da mente por meio do jogo de palavras (jargões). Perceba que o objetivo dele é fazer com que o Cristão ou aquele que se encontra recém-chegado a fé, não considere se valer do estudo mais detalhado das Escrituras Sagradas por exemplo, mas que apenas considere-a como "antiquada" ou "nada moderna", fazendo com que ele a substitua por livros, ideias e concepções que lhe pareçam melhor se encaixar em um mundo moderno. Portanto, ridicularizar a Bíblia ou a fé cristã como coisas do passado e que não encontram espaços em um mundo totalmente evoluído é um dos estratagemas do adversário, o que nos leva a tomar bastante cuidado com ele.

Essa noção liga-se também a ideia do Relativismo, o qual assim pode ser definido pela Wikipedia:

"É o conceito de que os pontos de vista não têm uma verdade absoluta ou validade intrínsecas, mas eles têm apenas um valor relativo, subjetivo, e de acordo com diferenças na percepção e consideração."

Portanto, o relativismo também está inserido nessa estratégia de Satanás, que pretende manipular nossa mente ao fazer com que pensemos que tudo aquilo, ou ao menos quase tudo que está ligado ao Evangelho é ultrapassado e pode ser facilmente relativizado pelas novas filosofias que se insurgem no mundo moderno.

Fitafuso assim conclui:

"No entanto, o melhor a fazer é evitar que ele estude qualquer ciência, e dar-lhe a impressão generalizada de que ele sabe tudo, e de que o que quer que ele aprenda com simples conversas ou com a leitura é "resultado das pesquisas modernas".

Aqui podemos ver claramente que além da visão relativista, Satanás utiliza-se também do elevado ego humano, que aumenta ainda mais quando este pensa que tudo que aprende é apenas fruto de suas próprias pesquisas e inteligência, desprezando portanto, a capacidade de raciocínio nele inserida pelas mãos do próprio criador.

Bom leitor, em uma breve síntese sobre o primeiro capítulo/carta da obra, aprendemos hoje sobre duas artimanhas muito utilizadas por Satanás e que podemos dizer que possuem alto índice de eficácia, uma vez que infelizmente são muitos os que caem nela, seja por falta de vigilância, ao não se atentarem no que consomem ou no que suas próprias crianças estão consumindo, ou seja pelo egocentrismo de achar que sabe tudo e que aquilo que é moderno é mais interessante, faz mais sentido e deve ser mais considerado.

Em cenas do próximo capítulo, veremos como o diabo pode-se valer da própria igreja como vetor de afastamento do Cristão. Te aguardo na próxima!

REFERÊNCIAS

LEWIS, C.S. Cartas de um diabo a seu aprendiz. 2. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora LTDA., 2009.

Relativismo. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Relativismo. Acesso em: 18 jan. 2022.