Resenha do Livro: O Cemitério, Stephen King (A Obra que inspirou o filme Cemitério Maldito)

 

Conheça um Pouco Sobre um dos Maiores Sucessos de Stephen King. O Livro ‘O Cemitério’.

Talvez você possa estar achando que o nome do livro é outro. Mas ‘Cemitério Maldito’ é o nome do filme. Que foi baseado neste bestseller do mestre do terror.

 

O livro ‘O Cemitério’ foi lançado em 1983. Enquanto o filme saiu apenas em 1989. É claro que o filme se tornou um grande clássico do cinema de terror. Cultuado até mesmo entre os adeptos de ‘Halloween’, ‘A Hora do Pesadelo’ e ‘Sexta-Feira 13’.

 

Sobre o Que Fala o Livro ‘O Cemitério’, Stephen King?

O Cemitério conta a história de Louis Creed e sua família. Recém-chegados de Chicado, eles se instalam em uma bela propriedade adquirida por Lou. Ele seria o médico da enfermaria da Universidade do Maine.

 

Logo quando chegam na casa nova, têm um encontro com Jud Crandall. O antigo morador da cidade seria a companhia de cerveja de Louis Creed, e seu guia nos mistérios de Ludlow.

 

A História Gira em Torno da Família de Lou Creed

A família do médico Loius Creed é formada por sua esposa Rachel, sua filha Ellie, seu filho mais novo Gage e Winston Churchill (Church) o gato de Ellie. Eles acompanham o médico para que ele assuma seu novo cargo na Universidade do Maine. Aquela seria a nova vida deles.

 

Apesar das aparências de família feliz, eles guardam alguns segredos do passado. São questões familiares, especialmente uma briga entre Louis e o pai de Rachel. Além disso, o trauma que Rachel traz consigo por causa da morte de sua irmã.

 

Esses sentimentos guardados serão o pano de fundo para uma história aterrorizante. Onde a morte está à espreita, esperando o momento oportuno para buscar seu prêmio.

 

Jud Crandall e o Cemitério de Animais

Para dar as boas vindas, Jud leva a família Creed para conhecer um pouco da paisagem. Seguindo a trilha por trás da casa dos Creed, ele os conduz a um lugar antigo. Um cemitério onde as pessoas enterravam seus animais de estimação.

 

Apesar de um turismo bizarro, é apenas um lugar onde as pessoas iam. Sem grades sobressaltos. Porém, no caminho de volta, a idéia da morte de animais começa a atormentar a pequena Ellie. Ela pensa na possibilidade de morte de Church, seu gato. E isso traz consequências!

 

O medo repentino da pequena Ellie desencadeia uma discussão entre Louis e Rachel. Essa discussão sobre não compreensão da morte será o fio condutor da história.

 

O Primeiro dia de Trabalho de Louis Seria um Pesadelo

Em seu primeiro dia de trabalho, apesar da discussão com Rachel, Louis está animado. Porém, em pouco tempo o ânimo se transformaria em pavor. Logo em seu primeiro dia um paciente gravemente ferido chega na enfermaria.

Foi o primeiro atendimento, a primeira morte, o primeiro mistério e o primeiro aviso. Havia alguma coisa naquele lugar que não deveria ser perturbada.

 

Brigas de Família, a Morte de Church e o Segredo de Jud Crandall

A discussão com sua esposa ainda pairava no ar. Os pesadelos com o paciente Pascow, que falecera na enfermaria em seu primeiro dia de trabalho. O estranho tour com o novo amigo Jud Crandall. Muitas coisas ao mesmo tempo começavam a formar o presente de Louis Creed na nova vida.

 

Em meio a um turbilhão, Louis decide não acompanhar a esposa e os dois filhos no dia de Ação de Graças. Como não se dava bem com o pai de Rachel, deu um jeito de ficar em Ludlow, ao lado do novo amigo Jud Crandall. Tudo corria bem até a tarde do dia de Ação de Graças.

 

Louis Creed recebe a notícia de que o gato Church poderia estar morto. Quando se dá conta de que o gato de sua querida filha realmente estava morto, ele lembra do desespero de Ellie com a possibilidade de isso acontecer. Lembra também da discussão com Rachel. O que poderia Fazer?

 

Amigos como Jud Crandall são pra Essas Coisas, Louis.

Ao ver que o amigo estava em apuros, Jud Crandall resolve estender-lhe a mão. Um segredo guardado a sete chaves. Talvez um mistério passado de geração a geração. Não sabemos ao certo. Mas aquela tarde/noite em que Louis Creed seguiu Jud Crandall para além do cemitério dos animais selaria o destino de todos.

 

Sem mais Spoilers sobre ‘O Cemitério’ de Stephen King

O breve resumo acima é uma pequena explicação de como os acontecimentos se desencadeiam. Apenas um aperitivo para que você possa ler a história e perceba que, ao longo das mais de 420 páginas, cada linha se interliga com a outra.

 

Uma história assustadora sobre destino, atitudes e consequências. Coisas que a muito adormeceram e que, por capricho humano são acordadas. A morte vem buscar e cobra seu preço quando alguém cruza seu caminho.

 

O que esperar da leitura de ‘O Cemitério’?

Essa história, contada de forma linear, vai envolver você do início ao fim. Recheada de citações e referências, é mais uma aula de Stephen King quando o assunto é ambientalizar. Ele mergulha nos costumes e trejeitos para oferecer o máximo de imersão.

 

É interessante ver como o autor desenvolve a narrativa nos primeiros trabalhos, em comparação com as mais recentes. E o livro não deixa a desejar! A leitura é fluida e muito rápida. O autor, claro, reservou o melhor para o final. E não espere um final feliz. Espere, sim, um final assustador.

 

Não à toa ‘O Cemitério’ de Stephen King se tornou um clássico. Apesar de uma narrativa mais densa em detalhes dos personagens, a história não “embarriga”. Pelo contrário, cada descrição tem seu lugar certo e, ao final, você vai perceber que tudo se encaixa perfeitamente.

 

Vale a Pena Ler ‘O Cemitério’ de Stephen King?

Siiiiiiiiiiiiiiiiim! Mil Vezes Sim. Não deixe para ler outro dia, comece hoje e acompanhe a saga da família Creed. Veja o que o destino reservou para eles e seus amigos, Norma e Jud Crandall, o gato Church, Ellie, Rachel, Gage e Louis Creed. "O Homem Planta o que Pode e Deve Cuidar do que Plantou."

 

Veja Mais Sobre o Livro ‘O Cemitério’, Opiniões, Preço e Leia uma Prévia Aqui

 

 

-----

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER:
 

Resenha do Livro: Novembro de 63, Stephen King

Resenha do Livro: O Exorcista, William Peter Blatty

Resenha do Livro: Joyland, Stephen King

Resenha do Livro: Ascensão, Stephen King

Resenha do Livro: O Cemitério, Stephen King

------

Site do Autor: historiasdeterror.com.br