Nesta Resenha do Livro O Exorcista, Entenda sobre a História, Saiba se Vale a Pena ler e Quais as Diferenças entre o Livro e o Filme.

 

O livro O Exorcista tornou-se um dos maiores clássicos do gênero de terror. Entre tantas publicações pré-Stephen King, ele figura entre os principais. O Exorcista foi escrito em 1971 por William Peter Blatty. Apenas dois anos depois o livro seria transformado em filme. O Filme O Exorcista, a exemplo do livro, seria conhecido no mundo todo. Mais um clássico do Cinema, baseado na literatura.

 

Contextualizando a Trama do Livro ‘O Exorcista’

livro O Exorcista gira em torno da história de possessão demoníaca de Reagan MacNeil. A garotinha de 12 anos de idade é filha da famosa atriz de cinema Cris MacNeil. O trabalho da mãe, impõe à família uma vida de constantes mudanças. Onde quer Cris precise filmar, sua família a acompanha. A Família de Reagan se resume a sua mãe (divorciada do pai, com quem Reagan tem pouco contato), Sharon (Secretária de Cris) e o casal Willie e Karl (funcionários de Cris).

 

Em meio a um turbilhão de mudanças e emoções, a pequena Reagan se desenvolve e entretém com brinquedos e equipamentos disponíveis em sua casa. Entre as quinquilharias, ela descobre uma tábua Ouija. Esse brinquedo abriria uma porta para que a garota encontrasse o espírito do Capitão Howdy. Essa amizade logo se tornaria a ruína e origem de todos os problemas contados na trama.

 

Como se Desenvolve a História da Possessão de Reagan?

A ação contada no livro O Exorcista acontece de forma linear. Porém, é contada sob o ponto de vista de cada um dos personagens. A partir do início, o autor dedica partes do livro para situar cada um dos principais personagens da trama, dentro da história.

 

Mais adiante, lá pela metade do livro, todos esses personagens vão interagindo entre si. Até chegar o momento de se encontrarem. A narrativa é bem construída e coloca cada um dos personagens no momento certo. De maneira que o leitor perceba que o destino dos personagens se entrelaça.

 

Os Destinos dos Personagens Estavam Interligados

É como se fosse algo do destino, o encontro de todos em volta da possessão de Reagan. É claro que essa percepção ficará mais latente quando você chegar no terço final da história.

 

Embora o protagonismo seja de Reagan, ela aparece na história tanto quanto os outros. O Padre Damien Karras, o policial Kinderman e Cris MacNeil, a seus turnos se envolvem cada vez mais com a história da possessão.

 

A Ação Orbita em Volta de Reagan MacNeil e seu Estado de Saúde

Apesar da grande expectativa de lermos uma história que conta da possessão e do exorcismo, William Blatty foi além. O autor foi brilhante ao desenvolver a história da maneira como a lemos. Embora a possessão de Reagan seja o mote, muitas lutas ocorrem em paralelo.

 

Uma intensa busca dos médicos de Cris MacNeil para diagnosticar uma doença mental, que explicasse o estado da menina. A dedicação de Damien Karras para compreender o que acontecia com Reagan e como comprovar a necessidade do exorcismo. A investigação de Kinderman para desvendar um assassinato com características ritualísticas.

 

A Possessão de Reagan é Acompanhada Durante todo o Livro

Todas as hitórias contadas no livro O Exorcista são contemporâneas à luta de Reagan MacNeil. Enquanto os personagens vão se acoplando à trama principal, Reagan luta para se livrar de um demônio poderoso.

Com o desenrolar dos sintomas e a piora da menina, as descrições das cenas se tonam cada vez mais intensas. Uma das maiores diferenças entre o filme e o livro é que, no livro, o autor abusa da linguagem mais dura.

 

A maneira como o demônio oferece o corpo de uma garota de 12 anos, ao padre e à própria mãe, utiliza uma linguagem bastante dura. O que não seria bem recebido nas salas de cinema. Mas no livro não há censura. E a maneira agressiva com que o demônio usufrui do corpo de Reagan, é uma das coias mais impactantes do livro O Exorcista.

 

Prólogo e Epílogo, uma História do Destino

O prólogo descreve a descoberta de um objeto antigo. Que terá relação com o final do livro. O ritual de Exorcismo mesmo, ocupa poucas páginas. Mas ainda assim é a peça fundamental ou, se preferir, a parte que faz todo o quebra-cabeças se encaixar.

 

Vale a Pena ler o Livro ‘O Exorcista’?

Definitivamente SIM! livro O Exorcista, com certeza, é uma grande e assustadora história. Muito bem escrita! A trama vai prender você ao livro. E a história da possessão de Reagan MacNeil vai possuir sua atenção.

 

Quais as Diferenças Entre o Filme e o Livro O Exorcista?

  • Linguagem um pouquinho mais leve;
  • Cronologia dos Sintomas;

A linguagem do livro, difere um pouco do filme. Pois é muito mais agressiva e pesada. E descreve cenas bizarras com mais frequência. No filme, algumas falas foram suavizadas ou suprimidas, para que pudessem percorrer as salas de cinema do mundo todo.

 

Outra diferença fundamental fica por conta da cronologia. Embora o filme siga a sequência do livro, alguns sintomas de Reagan são colocados no filme durante o exorcismo. Ainda que, no livro, eles tenham ocorrido em outros momentos.

 

Em termos gerais não há diferenças muito significativas. Pois o filme é bastante fiel à história. Uma adaptação bastante correpondente e de altíssima qualidade. Talvez uma das duplas de mais sucesso no cinema.

O filme, com certeza relata e restrata bem o livro. Assistir ao filme e depois ler o livro pode ser uma estratégia interessante. Pois, quando ler o livro, poderá ter em mente os peronagens do filme e imaginar as cenas descritas no livro.

 

De Onde Surgiu a ideia do Livro o Exorcista?

Reza a lenda que o autor William Peter Blatty teria ouvido uma história de possessão. O caso, ocorrido em 1949, sobre a possessão de um menino de 14 anos foi a inspiração. William teria escutado a história, ainda nos tempos da faculdade. A partir desse relato, que ficou famoso nas páginas do Washington Post de 20 de agosto de 1949, a história teria sido escrita.

 

Recentemente, um casal comprou uma casa em Cottage City por um preço convidativo, mas que escondia um segredo sombrio. Após uma busca pelo Google, os novos proprietários descobriram que a residência havia sido o palco da possessão do garoto de 14 anos, a história que daria origem ao livro O Exorcista.

 

Leia uma Amostra do Livro O Exorcista Aqui

 

 

-----

VOCÊ VAI GOSTAR DE LER:
 

Resenha do Livro: Novembro de 63, Stephen King

Resenha do Livro: O Exorcista, William Peter Blatty

Resenha do Livro: Joyland, Stephen King

Resenha do Livro: Ascensão, Stephen King

Resenha do Livro: O Cemitério, Stephen King

------

Site do Autor: historiasdeterror.com.br