RESPOSTA INTERESSANTE ÀS PROVAS A PRIORI DA EXISTÊNCIA DE DEUS E AO RELÓGIO DE PALEY
Encontrada em: Obras sobre religião, de David Hume (1711 – 1776)
Que peculiar privilégio tem esta pequena agitação do cérebro a que chamamos pensamento para que tenhamos assim de a tomar como modelo de todo o universo?
O mundo assemelha-se aos trabalhos do engenho humano, Cleanto ajuíza da origem do todo.
Mas, o mundo assemelha-se mais a um animal, ou a um vegetal, do que a um relógio ou um tear.
Quando vejo um animal infiro que surgiu da geração e isso com uma certeza tão grande como concluis que uma casa foi erigida por desígnio [humano].
Só nesta pequena parte do mundo há quatro princípios, razão, instinto, geração, vegetação, que são semelhantes uns aos outros e que são causas de efeitos semelhantes.
Qualquer um destes quatro princípios acima referidos (e uma centena de outros que permanecem abertos às nossas conjecturas) pode nos dar uma teoria pela qual podemos ajuizar sobre a origem do mundo e é de uma óbvia e enorme parcialidade circunscrever a nossa perspectiva àquele princípio pelo qual operam as nossas mentes.
A razão, na sua interna contextura e estrutura, é realmente tão pouco conhecida por nós como o instinto, ou a vegetação.
Os efeitos destes princípios são todos conhecidos por nós através da experiência, mas os próprios princípios e a sua forma de operar são totalmente desconhecidos; nem é menos inteligível nem menos conforme a experiência dizer que o mundo surgiu através da vegetação, de uma semente lançada de outro mundo, do que dizer que surgiu de um engenho ou razão divinos.