Resenha do Livro História do Brasil - Boris Fausto
''No equilíbrio entre as várias partes do livro, dei maior peso à fase que se inicia em fins do século XIX e vai até os dias de hoje. Deliberadamente, à medida que me aproximei da época atual, tratei de abrir maior espaço à narrativa, enfatizando os acontecimentos políticos.'' (pág.14)
Esse livro de história do Brasil é perfeito para todos que querem aprender, estudar ou relembrar fatos que ocorreram durante o Brasil. Um livro de 680 páginas, sendo aproximadamente 70 folhas só de glossário bibliográfico e fontes no seu final e uma cronologia histórica brasileira (1500-2010) e mundial nesse mesmo período, também com aproximadas 70 folhas. Sua linguagem é clara e tranquila para ler, e o autor trata os fatos de forma imparcial, e sua prova disso é referente a alguns fatos históricos onde ele mostra também diferentes visões de outros historiadores a determinado fato. Possui também algumas imagens coloridas ilustrativas de algumas épocas.
As diferentes épocas são divididas em: As causas da expansão marítima e a chegada dos portugueses; o Brasil Colonial (1500-1822); O primeiro Reinado (1822-1831); A Regência (1831-1840); O Segundo Reinado (1840-1889); A primeira República (1889-1930); O estado Getulista (1930-1945); O período Democrático (1945-1964); O regime Militar (1964-1985); Completa-se a transição: o governo Sarney(1985-1989); Principais mudanças ocorridas no Brasil entre 1950 e 1980; Modernização pela via Democrática.
''Mas entre os escravos existiram distinções. Algumas se referiam ao trabalho exercido, pois havia diferenças entre servir na casa-grande ou trabalhar no campo, ser escravo na grande propriedade ou ''escravo de ganho'' nas cidades. Outras distinções se referiam-se à nacionalidade, ao tempo de permanência no país ou à cor da pele. [...] Uma coisa era o preto retinto, em um extremo, e o mulato claro, em outro. [...] O preconceito contra o negro ultrapassou o fim da escravidão e chegou modificado a nossos dias.'' (pág.62)
''Os indicadores mostram que o Brasil passou por uma grande transformação entre 1950 e 1980. O país se urbanizou, teve elevados índices de crescimento econômico e houve avanços no plano social em vários aspectos. [...] a década de 1980 foi chamada de década perdida. Nesses anos, o conjunto dos brasileiros, principalmente assalariados, se tornou mais pobre. '' (pág.463)
''A partir de 1970, as mulheres ingressaram em número crescente no mercado de trabalho. [...] O ingresso das mulheres no mercado de trabalho resultou de vários fatores. Dentre eles, devemos destacar o grande crescimento econômico - de que resultou maior oferta de empregos - acompanhado ao incentivo do consumo e o aumento das desigualdades sociais [...] No plano das relações sociais, a sociedade foi gradativamente considerando normal o trabalho feminino, pelo menos em determinadas profissões. (pág. 464)
É um livro que vale a pena adquirir. Alguns fatos históricos são abordados com mais profundidade que os outros, e o autor inicialmente afirmou na introdução que os fatos mais recentes seriam tratados mais detalhadamente que outros. Acredito que deve ser complicado fazer um livro completo sobre toda a história do Brasil e ao mesmo tempo detalhadamente, pois possivelmente daria resultado a uma obra longa e cansativa. É possível ter maior entendimento aos acontecimentos atuais lendo sobre a história do Brasil, pois somos um reflexo de acontecimentos passados, com diversas mudanças que foram se modificando com o tempo.