RESENHA SOBRE O LIVRO "AQUARELA" , DO POETA E ESCRITOR FRANCISCO DE SOUZA MARQUES.
RESENHA SOBRE O LIVRO “AQUARELA”, DO POETA E ESCRITOR FRANCISCO DE SOUZA MARQUES.
Tenho em mãos, uma obra de valor incomensurável, valioso presente do ex-aluno Francisco de Souza Marques, filho do meu ex-colega de magistério Professor Sargento Adonias Marques, no Ginásio Massapeense da querida cidade de Massapê-Ce, nos anos de 1958 a 1963.
A referida obra intitula-se “AQUARELA” e está compilada em duas partes, sendo que a Primeira refere-se aos “Poemas” e a segunda aos “Textos”, num total de 119 páginas.
Falar de Francisco de Souza Marques, é colocá-lo entre os maiores ícones de nossa Literatura Lírica Contemporânea. Os Poemas, bem como os Textos em si, estão tecidos com a melhor urdidura, num estilo moderno, simples, elegante, em uma bela performance. São palavras nascidas do coração do poeta, um legado para a eternidade, comprovando assim, que o poeta não morre.
Preciso remexer o baú dos meus parcos conhecimentos literários, para dizer o quanto é belo e significativo o Livro “AQUARELA”, trabalhado dentro dos parâmetros da nossa “Última Flor do Lácio, inculta e bela”.
Nas páginas 22 e 23 do Livro em pauta, encontra-se o poema intitulado “Aurora da Minha Vida” em que o autor faz referências à sua fase de criança e adolescente, na querida Massapê, onde cita a fundação de um importante órgão lítero-musical, pelo Vigário da época, o Rvmo. Padre João Batista Soares Frota, nosso ilustre conterrâneo. E foi justamente aí, nesse agradável lugar, que encontrou o verdadeiro e único “Amor da Sua Vida! Em um dos bailes no centro Social, dançou com sua amada ao som dos “The Fevers” e se uniram para sempre!
Na página 118, do referido Livro, está exposto o lindo e rico PERFIL do nosso ilustre Autor.
Parabéns, pelo talento poético, querido ex-aluno. Agradeço-lhe o maravilhoso presente que tenho nas mãos. Obrigada pela oportunidade.
Maria de Jesus Araújo Carvalho.
Professora pós-graduada, advogada, poetisa e escritora.
Fortaleza, 19/03/2022.