Opúsculo sobre Medjugorje

OPÚSCULO SOBRE MEDJUGORJE

Miguel Carqueija

 

Resenha do opúsculo “As aparições de Nossa Senhora em Medjugorje, Iugoslávia” — 9ª edição, novembro de 1985, São Paulo-SP. Título original: “Le apparizioni della Madonna a Medjugorje in Jugoslavia”. Tradução: Padre Jordão Maria Pessati, IMC.

 

Através desse opúsculo de 44 páginas (capa inclusive) eu fiquei sabendo sobre os fenômenos de Medjugorje, uma vila da Bósnia Erzegovina, que então fazia parte da federação da Iugoslávia. Um país essencialmente católico e de idioma croato.

Em 24 de agosto de 1981 (festa de São João Batista) a Virgem Maria apareceu a seis jovens do local que tinham entre 10 e 17 anos:

“Pelas 18 horas, viram uma luz intensa; e, no centro dessa luz, uma figura de Mulher. Vestia uma túnica cinzenta e um manto branco. Os jovens foram tomados de grande alegria, mas também de temor.”

Eis os nomes dos videntes: Vicka Ivankovic, Mirjiana Dragicevic, Marija Pavlovic, Ivan Dragicevic, Ivanka Ivankovic e Jakov Colo.

O livrinho uma publicação amadora, que visa apenas difundir a mensagem; sua autoria é anônima.

Estas aparições são extraordinárias, pois já se prolongam por 40 anos. E as mensagens são gravíssimas. Como Embaixadora da Santíssima Trindade, Nossa Senhora pede insistentemente a oração diária do terço, penitência, jejum, mudança de vida, diante das provações que se derramaram no mundo e das que virão, atingindo em especial a Cristandade, no que se refere às perseguições; as catástrofes climáticas e ambientais, porém, são castigos e avisos para toda a humanidade.

E Nossa Senhora deixa bem claro que o demônios (anjos caídos) existem, bem como o inferno.

E não faltam os sinais de autenticidade nesses fenômenos: “A Cruz, erguida no cimo do outeiro, frequentemente emite sinais que se prolongam por horas a fio: torna-se luminosa, ou assume a figura da Virgem ou a forma de tau (o tau é uma letra do alfabeto grego; na visão do profeta Ezequiel: capítulo 9, versículos 4-6, o tau era sinal de salvação).

E as palavras de Maria são candentes:

“Esqueceste-vos de que, mediante a oração e o jejum, podeis afastar até mesmo as guerras, podeis suspender até mesmo as leis da natureza. Numerosos são os cristãos que já não acreditam, ou só alimentam uma fé lânguida, insuficiente, por falta de oração. Começai a rezar todos os dias pelo menos sete Pai-nossos, Ave-Maria, Glória e o Credo. E nas sextas-feiras, jejuai a pão e água.”

 

Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2021.