VOCÊ É O PONTO FRACO DE DEUS e outras mentiras da teologia do coaching
A proposta do livro é interessante, antes de tudo necessária, propondo a mostrar o verdadeiro evangelho sem firulas teológicas, a primeira parte do livro trata de esclarecer o motivo de se colocar no meio de "tretas" gospel; claro com "santas segundas intenções" , expondo erros e condenando heresias, mas acima de tudo, ensinando. Nos dando o exemplo, para não sermos omissos, mas vorazes na defesa do evangelho sem contudo esmagar o galho que já está quebrado, utilizando "polêmicas" como um meio para se atingir um fim: Cristo.
O livro é uma resposta a uma pregação no YouTube intitulada "importante", os autores Yago Martins, Pedro Pamplona e Guilherme Nunes vão além da resposta e aborda um tema delicado e emergente, porém controverso a teologia do coaching. Todos somos marionetes, mas nem todos vêem as cordas, aqueles que vêem as cordas tem o poder de corta-las, os autores escrevem justamente para abrir seus olhos. Cordas essas que são movimentadas pelas mãos dos pregadores da teologia do coaching, este livro vem como uma tesoura para corta essas cordas; a TC tem seus propagadores aqui no Brasil, o título em destaque do livro é inclusive uma frase de um desses, quer seja por fama ou por engano, tanto eles como seus seguidores estão caminhando ao inferno com o ego massageado, o autor compara as semelhanças entre teologia da prosperidade e teologia do coaching, dois lados da mesma moeda, brilhando como ouro e revelando-se no fim como ouro de tolo, uma moeda de valor irrisório, mas suficiente para pagar sua estadia no inferno.
Acredito que o tema poderia ter se aprofundado mais na segunda e terceira parte, dos capítulos 4 ao 9 a ênfase centra-se na importância do discipulado, mas ficou excelente como o próprio autor deixou claro :"Nós estamos tratando sobre a essência do discipulado em contraste com as mentiras da teologia do coaching." Pág.172. O autor ao meu ver, faz um contraste sobre o falso e verdadeiro cristão sem dizer literalmente mas ficando subentendido, e de maneira eloquente, nos mostra como ficar vigilantes enquanto um falso evangelho é pregado. O livro mostra como a TC encontra no legalismo uma oportunidade para a auto performance, terceirizando a culpa a outros e trazendo glórias ao homem por feitos de "justificação" que são devidas somente ao sacrifício de Cristo na cruz, fazendo o discipulado (lembre-se pregar o evangelho) uma obrigação penosa e não uma alegria, por se torna uma performance de métrica.
O livro finaliza com 7 dicas, aconselhamentos sobre como lidar com o problema dessa má "teologia", ótimos conselhos por sinal e o leitor poderá conferir por si só ao adquirir o exemplar na (editora371).