Curso de Apologética Cristã: espiritualidade da alma

CURSO DE APOLOGÉTICA CRISTÃ: ESPIRITUALIDADE DA ALMA
Miguel Carqueija

O Padre W. Devivier S.J., neste trecho de seu tratado e com seu habitual brilhantismo metódico, ,apresenta as provas de que a alma humana é realmente espiritual, imaterial. Rejeita, portanto, significados materialistas para o termo “alma”. Cita o ateu Vogt, que chega a afirmar: “Pelo que o homem, sem excluir os animais, não vem a ser senão uma máquina”. Para tais materialistas a alma seria apenas o sistema nervoso ou o conjunto de suas funções.
Entre as provas elencadas por Devivier sobre a efetiva espiritualidade da alma acham-se os atos da vontade. Lembra ele: “Se há um fato inegável e universalmente admitido, é o de que a matéria não possui liberdade e de que ela está sujeita a leis necessárias. Ora, a alma humana é completamente livre, como adiante provaremos, apesar de ser uma verdade evidente (...)”
Existem também os atos da inteligência. Devivier aborda com sagacidade e bom senso os processos mentais e demonstra com clareza que neles se passam processos imateriais, que não podem ser explicados somente com o cérebro e o sistema nervoso. O fato de conhecermos valores imateriais como o direito, o dever e outros e conceitos independentes da matéria, como os conceitos de ser, de substância e natureza, leva a este raciocínio: “Ora, nunca uma potência material pode por qualquer forma alcançar um objeto imaterial.” O autor discorre sobre as idéias universais, os juízos e os raciocínios e brilhantemente conclui que a alma humana é de fato espiritual.
O tradutor do livro, Padre Manoel Martins S.J. (S.J. = sacerdote jesuíta), lembra em nota de rodapé o caso de muitos soldados feridos em guerra na cabeça e que até perderam substância cerebral sem que sua inteligência tenha sido prejudicada.

Rio de Janeiro, 3 a 5 de novembro de 2020.

Nota: este livro, dada a sua grande significação e abrangência de assuntos, está sendo resenhado de forma diferencial, capítulo por capítulo.