Lúcio Sesquin: um livro para Nossa Senhora

LÚCIO SESQUIN: UM LIVRO PARA NOSSA SENHORA
Miguel Carqueija

Resenha do livro “Maria em nossa vida”, pelo Padre Lúcio Sesquin. Astral Cultural, Bauru-SP, 2019. Prefácio: Padre Juarez Pedro de Castro. Capa: Marina Avila. Foto de capa: Rodrigo Takeshi. Foto interna: Duncan Andison/Shutterstock images.

Conhecido por sua oração do terço na Rede Vida (canal 34), onde já atuava como diácono, o Padre Lúcio Sesquin é um jovem sacerdote, muito simpático e amável, entusiasmado pelo que faz. Este pequeno livro é uma sincera exaltação de Maria e fala um pouco também da pessoa do autor.
Sobre a Virgem Maria, Cesquin é taxativo quando nega que seja ela uma mulher comum: “Maria foi humana, assim como nós, mas possuía um coração puro e repleto de virtudes.” Depois, lembrando o Credo Niceno-Constantinopolitano sobre a geração de Cristo, que obviamente, sendo Deus, “não tinha a mancha do pecado original”, acrescenta: “Mas muitos esquecem que Maria também foi preservada dessa mancha sendo, por isso, Imaculada”.
O autor lembra também, muito oportunamente, o “Magnificat”, o hino que a própria Virgem entoa em resposta à saudação da prima Isabel (Lucas 1, 46-55):
“A minh’alma engrandece o Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador. Pois Ele me contemplou na humildade da sua serva. Pois desde agora e para sempre me considerarão bem-aventurada. Pois o Poderoso me fez grandes coisas: Santo é o Seu nome! Sua misericórdia se estende a toda a geração daqueles que o temem. Com o Seu braço, agiu mui valorosamente. Dispersou os que têm no coração pensamentos soberbos. Derrubou dos seus tronos os poderosos. Exaltou os humildes, encheu de bens os famintos, despediu vazios os ricos. Amparou a Israel, Seu servo para lembrar-se da Sua misericórdia a favor de Abraão e sua descendência, como havia falado a nossos pais.”
Uma coisa é certa: Jesus olha com bons olhos àqueles que verdadeiramente amam e honram Sua Mãe Imaculada.
Eu tive a satisfação de falar pessoalmente com o Padre Lúcio Sesquin na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2019, quando esta obra foi lançada, e receber seu autógrafo.

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2020.