Anne segue encantadora em "Windy Poplars"

Em "Anne de Windy Poplars", Anne continua encantadora e ajudando a mudar a vida de algumas pessoas ao seu redor. Neste quarto livro, ela passa três anos em Summerside como professora diretora de uma escola de ensino médio, lugar que a fez desenvolver e mostrar cada vez mais jogo de cintura.

Ela escreve inúmeras cartas para Gilbert, de quem segue apartada pela distância. A narrativa também se dá em terceira pessoa em muitos trechos.

Destaque para a história da pequena Elizabeth, sua vizinha em Windy Poplars, que vive longe do pai, com duas senhoras extremamente rígidas e frias. E para o caso de Nora Nelson e Jim Wilcox, que correm o risco de deixar um amor passar nessa vida por causa do orgulho e desprezo da moça.

O livro é mais uma leitura agradável, e tem algumas personagens cativantes, embora traga outras dispensáveis. Essas só fazem mostrar o quanto Anne circula por todos os cantos com brilho, inteligência e doçura.

Trechos

Em algumas cartas endereçadas a Gilbert, além da Anne contadora de histórias e novidades, encontramos uma romântica apaixonada : "À luz do dia, eu pertenço ao mundo... à noite, ao sonho e à eternidade. Mas, ao entardecer, estou livre de ambos, e pertenço só a mim mesma... e a você".

Uma Anne corajosa e bem-humorada: "Gilbert, querido, que nós nunca tenhamos medo das coisas. É uma terrível escravidão! Que sejamos ousados, aventureiros e esperançosos. Vamos dançar ao encontro da vida e de tudo o que ela pode nos trazer, mesmo que nos traga um montão de problemas, como febre tifoide e gêmeos!".

E aquela Anne que descreve as sensações mais singelas da vida com um olhar profundo, só dela: "Você já percebeu quantos silêncios diferentes existem, Gilbert? O silêncio dos bosques... das praias... dos prados... da noite... e do entardecer de verão".

"Anne de Windy Poplars" é uma obra de Lucy Maud Montgomery publicada em 1936. É o quarto na linha cronológica, mas foi o sétimo a ser escrito pela autora.

Tenho lido e gostado das versões em e-book da Pedrazul Editora, pelo app Kindle.