Os pensamentos da Santa Madre Teresa

OS PENSAMENTOS DA SANTA MADRE TERESA
Miguel Carqueija

Resenha do livro “No coração do mundo”, Ediouro Publicações, Rio de Janeiro-RJ, 1998. Título do original norte-americano: “Mother Teresa: in the hearth of the world”, New World Library, Novato, California, 1997. Publicado inicialmente sob o título “The Mother Teresa Reader, a life for God”, compilação de La Vonne Neff, editada por Servant Publications, Inc. Capa (foto de Madre Teresa): Ana Carla Cozendey. Organização: Becky Benetate; tradução de Luiz Cavalcanti de M. Guerra.

Esta simpática brochura parece ter sido uma compilação feita logo após ou às vésperas da morte desta santa moderna (1910-1997). Teresa de Calcutá era a bondade e doçura em pessoa, e dedicou uma longa vida aos pobres, aos mais miseráveis e desprezados da Terra. Nascida na Macedônia, fundou na Índia a sua abençoada ordem das Missionárias da Caridade.
Os capítulos são pequenos, abordando diversos temas relevantes. Um apanhado do pensamento de Madre Teresa de Calcutá.
Discorrendo sobre Nossa Senhora, eis o que ela diz: “Quando você observa o mecanismo interno dos objetos elétricos, repara frequentemente que há fios pequenos e grandes, novos e velhos, baratos e caros, todos arrumados. Enquanto a corrente não passar por eles não haverá luz.
Você e eu somos esse fio. A corrente é Deus. (...) Nossa Senhora foi o mais poderoso fio. Ela permitiu que Deus a enchesse.”
Sobre o conceito de sacrifício, importante para uma civilização que busca preferencialmente o prazer e o conforto:
“Sacrifício, resignação e sofrimento já não são em nossos dias tópicos populares. Nossa cultura leva-nos a acreditar que podemos ter tudo, que devemos exigir os nossos direitos, que através da tecnologia certa todas as dores e problemas podem ser superados. Essa não é minha atitude em relação ao sacrifício. Não vejo como aliviar o sofrimento do mundo a menos que o povo de Deus esteja disposto a entregar-se a Deus, fazer sacrifícios, sofrer junto com o pobre.”
O abandono dos velhos — algo terrível e que a epidemia da covid exacerbou — também é focalizado pela Madre Teresa. Ela conta de sua visita a uma casa de idosos da sua ordem na Inglaterra. Ao chegar ela se admirou em ver aquelas pessoas sem um sorriso, paradas e olhando a porta de entrada.
“Perguntei a uma das irmãs dali:
— Por que estão assim? Por que não têm um sorriso sequer no rosto? (...)
— Isso acontece todos os dias — respondeu-me a irmã. — Eles estão sempre esperando a visita de alguém. A solidão está acabando com eles, e dia após dia ficam aqui na porta olhando. Ninguém aparece.”
Esta não é uma obra literária, é uma simples compilação, mas apresenta o caráter altruísta e espiritualizado de uma das mais notáveis figuras do século passado. Um livro altamente recomendável.

Rio de Janeiro, 16 e 17 de abril de 2021.