AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO
RESENHA
OLIVEIRA, Dalila Andrade: As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização?. Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 51-74, maio/ago. 2013.
Por: Arivaldo Leandro da S. Monte
O artigo em discussão deixa evidente seus objetivos os quais rumam a uma tentativa de articulação entre os principais elementos de valorização da profissionalização docente, que seriam, segundo a autora: 1. Remuneração; 2. Carreira e condições de trabalho; 3. A formação inicial e continuada. Com relação ao primeiro aspecto o artigo observa falta de interesse nas gestões estaduais e municipais e que estes apresentam, até mesmo, “desenvolvimento de estratégias visando diminuir as possibilidades de promoção e de outros ganhos salariais”. Desse modo, as redes mantêm sempre uma remuneração abaixo do necessário para o desenvolvimento de condições mínimas do trabalho docente. Estas razões afetam, diretamente, a busca pela profissão do magistério pelos egressos do Ensino Médio os quais se sentem mais atraídos por outras profissões de equivalente formação, mas de melhores salários.
Segundo a autora os organismos internacionais como a OCDE, têm dado mais atenção à formação e à avaliação como fatores decisivos para a melhoria da educação básica e valorização da profissão docente. Assim, as políticas de DPD têm tentado “articular a formação continuada às necessidades de profissionalização dos docentes.”
Observa-se que na formação inicial e continuada, há uma busca, quase obsessiva, pelo professor ideal, uma espécie de super-herói, aquele que poderia resolver todos os problemas educativos do país, independente dos problemas sociais, econômicos e culturais do aluno, da gestão e da escola. Esta centralização nas políticas de formação pode ter por finalidade única, sobrecarregar o professor de uma responsabilidade desmedida para desqualificá-lo junto a uma remuneração mais digna. Daí a ênfase nas políticas de formação a profissionalização docente como essência de valorização do professor.