"Azazel" de Isaac Asimov: quando um mestre da ficção científica se aventura na fantasia e no humor
Livro “Azazel”, coletânea de contos de fantasia, iniciados em meados de 1988, de autoria do escritor e bioquímico russo-estadunidense Isaac Asimov, um dos mestres da ficção científica e um dos maiores divulgadores científicos da história.
Foi meu segundo contato com os livros de Asimov. Curiosamente, ainda não tive a oportunidade de ler sua ficção científica (preciso corrigir isso com urgência!). Em meados de 2010, li “Civilizações extraterrenas” que, apesar do título, não se trata de uma ficção, mas de um livro de astronomia teórica, onde Asimov especula, com amparo científico, sobre as possibilidades de existência de vida inteligente fora de nosso planeta.
Na presente obra, Asimov nos apresenta Azazel, um temperamental demônio de apenas dois centímetros de altura, e que é invocado por um sujeito chamado George, que está sempre sem dinheiro. George conta as histórias de Azazel para seu amigo escritor (o próprio Asimov), desde que este lhe pague uma refeição. Nos relatos, que George jura serem reais, ele invoca Azazel sempre com a intenção de ajudar algum amigo necessitado, nas mais diferentes situações. Ao contrário do que diz a mitologia judaico-cristã, Azazel não é um demônio ruim e sente prazer em ajudar os humanos. Entretanto, todas as ações do pequeno demônio começam bem, mas acabam sempre mal. O próprio George, sempre com os bolsos vazios, se sente frustrado por Azazel estar sempre disposto a ajudar os outros, mas nunca o ajuda lhe concedendo desejos.
É visível que Asimov se diverte com as histórias de Azazel. Há comentários sagazes sobre religião e sobre sua própria condição de escritor. O autor brinca, com sarcasmo, com os anseios e frustrações humanas e, nessa jocosidade, consiste o maior mérito da obra.
“Azazel” é uma divertida e inteligente leitura, que me deixa ansioso para encarar os clássicos da ficção científica escritos por Asimov.
NOTA: 4/5 (ótimo).
FICHA: ASIMOV, Isaac: tradução de Ronaldo Sérgio de Biasi. Azazel. Editora Círculo de Lectores, 1992, 252 páginas. Título original: Azazel.