A filosofia de Sandro Grimani

Resenha do livro "O invisível na harmonia lógica do cognoscivel", por Sandro Grimani. Obra composta e impressa nas oficinas gráficas da Editora Vozes (Petrópolis-RJ). Tradução de Álvaro Cunha. Edição dos Padres Carmelitas Descalços, Província Sudeste do Brasil, 1985.

Este delicioso opúsculo de Frei Sandro Grimani já é atraente pela capa, que é uma obra-prima, infelizmente não creditada, mostrando uma mão munida de lupa, examinando um diamante lapidado.
A linguagem de Grimani, embora filosófica, é de fácil compreensão e desenvolve os raciocínios com clareza e sabedoria. Deus, para Grimani, é o "Existente em Essência", excelente definição filosófica já que Deus, sendo eterno, ,tem o existir na sua própria essência - o que mostra a inanidade da pergunta que ateus com frequência fazem: "E quem criou Deus?"
Quanto ao sofrimento o autor desenvolve, no capítulo "A origem das desarmonias existenciais", uma solução perfeitamente lógica: "Com efeito, concebido pelo Existente em Essência como ser inteligente e livre, o homem tem a possibilidade racional de se colocar fora da órbita estabelecida, envolvendo em sua fuga também a estrutura do seu "habitat". Na verdade, toda decisão do homem que não desemboca na área ontologica de Justiça, Amor, Unidade, Verdade e Bondade, constitui um grave atentado contra a lei da ordem metafisica (...) Assim, a origem das desarmonias existenciais deve ser buscada logicamente em um erro do raciocínio humano."
Grimani fala também na combinação do Relativo com o Absoluto, na verdade as palavras iniciais do livro são: "Todas as coisas apresentam uma dupla face: a da aparência sensorial e a da realidade ontologica."
Obra que eu recomendo com ENTUSIASMO.

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2019.