A história da Terra segundo George Gamow

Resenha do livro "Biografia da Terra", de George Gamow. Editora Globo, Porto Alegre, RS, Coleção Catavento, quarta edição, 1961. Título do original norte-americano: "Biography of the Earth". Tradução de Ruth Lobato e Monteiro Lobato. Prefácio do autor.

Não é tarefa excepcionalmente fácil escrever boa divulgação científica. Ao vulgarizar fatos científicos em si nada fáceis de entender, o autor, mesmo cientista, deve se mostrar também um autêntico literato, capaz de produzir livros envolventes e admiráveis como "Deuses, túmulos e sábios", de C.W. Ceram.
Fisico e matemático ucraniano, Gamow fixou-se em Washington, Estados Unidos, e produziu copiosa obra. "Biografia da Terra" é um livro notavelmente interessante que, como indica o título, conta a história de nosso planeta desde os seus primordios e consoante os dados científicos disponíveis na época (década de 1940). Assim, os capítulos são os seguintes: 1) A idade da Terra; 2) O feliz evento; 3) A filha da Terra; 4) A família dos planetas; 5) Jornada ao centro da Terra; 6) A formação e extinção das montanhas; 7) A evolução dos continentes; 8) Climas do passado; 9) A vida na Terra e 10) Vista d'olhos no futuro. Há muitas gravuras, algumas em pranchas, perpassando esclarecedoramente o volume inteiro.
Gamow especula de forma aliciante sobre a formação do Sistema Solar, debatendo as teorias primitivas de Buffon e de Laplace. Enquanto um defendia uma colisão cósmica para a formação dos planetas (o que tornaria o nosso sistema algo extremamente raro) o outro pretendia que o Sol havia gerado sua própria família sem concurso externo.
Hoje, claro, a cada ano se localizam mais sistemas solares pelo universo, de modo que a teoria da colisão está enterrada.
Gamow também descreve os planetas do nosso sistema e causa estranheza sua afirmação de estar provada a existência de vida vegetal em Marte. Hoje não se considera provada sequer a vida microscópica.
Concentrando-se em seguida na Terra, em fascinantes descrições, Gamow vai contando a história geologica do planeta, com clareza, segurança e erudição.
Obra altamente recomendável inclusive para adolescentes.

Rio de Janeiro, 26 e 27 de março de 2017.