O Livro “O Enigma de Esmeralda” do escritor e poeta ANTONIO SOUZA, colega recantista, é um romance escrito com a maestria, gostoso de se ler, daqueles que cada página incita a curiosidade da outra, assim como a sequência dos cinco capítulos no qual o enredo está organizado.
Esmeralda, o personagem central da trama, nos faz refletir sobre os diferentes meandros da nossa psique humana e os diferentes mistérios da vida, os sabores e dessabores do amor, das paixões, dos sentimentos lascivos, das emoções, das razões que não se explicam e dos enigmas que podem se configurar em um indivíduo.
O romance aborda uma disfunção não comum de ser entendida, “a perda de memória episódica”, de modo que instiga o leitor a ir, até o fim do enredo, querendo encontrar o fio condutor que possa desvendar o “enigma” de Esmeralda.
O estilo do escritor ao narrar cada episódio é de uma capacidade cativante, pois descreve os acontecimentos de modo que o leitor imagina o cenário, assim como inova em ilustrar algumas passagens do texto com letras de boas músicas, enquadrando-as no clima de romance e aventuras dos personagens e fatos em que a trama se desenvolve.
O Enigma de Esmeralda é uma obra que vale a pena ser lida. Recomendo.
 
Iêda Chaves Freitas
17.03.2021
 
Obs. A obra está disponível em sua página no Recanto das Letras.
Ieda Chaves Freitas
Enviado por Ieda Chaves Freitas em 17/03/2021
Código do texto: T7208872
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.