As maravilhas da Matemática, resenha

Resenha do livro "As maravilhas da Matemática", por Malba Tahan. Edições Bloch, Rio de Janeiro-GB (hoje RJ), segunda edição, 1973. Texto de contracapa: Professor Josué Montello.

Embora o grande Malba Tahan (Júlio César de Mello e Souza) fosse professor de matemática, este não é um livro didático mas uma obra de curiosidades que, no universo dos números, são infinitas. Malba Tahan, além de grande fabulista que de certa forma criou novas lendas orientais tipo "Mil e uma noites", era também um grande especialista em Matemática Recreativa.
Seus textos sempre são interessantissimos.
O capítulo 13, por exemplo, intitula-se bizarramente "As curvas matemáticas nos animais e nas plantas". Assim, no ovo da galinha aparece a curva exponencial catenária; no talho da palmeira, a curva exponencial; em alguns insetos, arcos de elipse; no girassol, a espiral logarítmica; e na cauda do pavão, a espiral de Arquimedes. Isto sem falar na hélice cônica do caramujo e a hélice cônica de certas plantas e certos chifres.
Sabia disso?
Outro capítulo de biologia matemática é o 19, "A alta matemática das abelhas geometras". No pórtico do capítulo assim fala Malba Tahan:
"Assegura o escritor belga Maurice Maeterlinck (1862-1949) que as abelhas, na construção de seus alvéolos, resolvem um problema de "alta matemática". Aqui tentamos explicar o chamado problema das abelhas, a razão da forma hexagonal do alvéolo e o caso do célebre ângulo de fechamento na cobertura rombica do alvéolo que assombra os matemáticos, os teólogos e os naturalistas da Europa."
Malba Tahan é um escritor capaz de agradar todo mundo a partir das crianças, com excessão é claro de leitores empedernidos que torcem o nariz para literatura leve porém bem feita, pitoresca e original.
Ele até mesmo entra no campo das adivinhações, coisa de almanaques e folhinhas, mas que podem envolver matemática. Vejam este exemplo no capítulo 33:
"Rui disse a Alice: "Tenho duas vezes a idade que tu tinhas, quando eu tinha a idade que tu tens. Quando tu tiveres a idade que eu tenho a soma das nossas idades será 63 anos." Pergunta-se: qual a idade de Rui? Qual a idade de Alice?"
Malba Tahan cita esse problema enunciado em aulas para, segundo ele, "torturar" os alunos, e os resolve numa série de equações que não transcreverei aqui, por questão de espaço. Mas é claro que você é capaz de resolver o problema!
Livro recomendadissimo.

Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 2020.