Anjos Caídos.
Conheci Tracy Chevalier, autora norte-americana, radicada na Inglaterra desde 1984, de maneira interessante. Procurava na livraria o Romance Moça Com Brinco de Pérolas, que virou filme "cult" e, como não tinha no estoque João, meu vendedor preferido, me apresentou Anjos Caídos, livro da autora, que se seguiu ao que eu procurava.
À primeira vista me assustei um pouco, pois acredito que mais de um terço do romance se passa no cemitério. Porém, ao ler o primeiro capítulo o livro me arrebatou.
A autora tem uma narrativa muito interessante. Os capítulos são narrados pelos personagens, na visão deles dos acontecimentos.E isso é uma característica especial.
O livro me fascinou e devorei com prazer. Sentí-me em plena Inglaterra pós Vitoriana, convivendo com aqueles personagens deliciosamente peculiares.
O movimento sufragista também é abordado com certa dramaticidade.
Uma vez que a autora alterna acontecimentos reais com frutos de sua imaginação.
Adorei os personagens, principalmente, as crianças vizinhas que se conheceram no cemitério no dia da morte da Rainha Vitória. Ainda sinto ternura por Lavínia, Simon, Maude Coleman e Livy May, especialmente desses últimos anjos.
Depois li Moça Com Brinco de Pérola e O Azul da Vírgem, mas Anjos Caídos está entre os livros de novos escritores que me marcaram.
Evelyne Furtado.
Natal, 24 de outubro de 2007.