A HISTÓRIA DO TEMPO, resenha

A HISTÓRIA DO TEMPO, resenha
Miguel Carqueija

Resenha do livro “A história do tempo”, pelo Capitão David C. Holmes, WN. Editora Cultrix, São Paulo-SP, 1965. Título original: “The story of weather”, copyright 1963 by Pyramid Publications, Inc., EUA. Tradução: Rolando Roque da Silva e José Paulo Paes. Introdução: Dr. S. Fred Singer, Diretor do Centro Nacional de Satélites Meteorológicos dos EE.UU.
Muito saboroso este livro de divulgação científica, bem escrito e repleto de informações sobre a ciência da Meteorologia. A lamentar apenas a capa anódina, sem qualquer ilustração, nada chamativa.
O autor, aviador naval e especialista em mísseis, demonstra grande conhecimento de causa e possui estilo seguro e aliciante. Logo no capítulo 1, “O último oceano inexplorado”, ele abre com chave de ouro:
“Sobre a Terra estende-se um mar desconhecido, vasto e ilimitado.”
Os leitores são então levados a uma fascinante viagem através do mar atmosférico, tomando conhecimento de coisas pouco familiares, como o modo de funcionamento das chamadas “frentes”, as massas de ar frio ou quente, a formação dos fenômenos mais espetaculares (ou mortíferos) como os tufões ou furacões e os tornados. Fala nos “ventos espiralantes”, na tromba d’água, no manto elétrico. Devagar e sempre vai desvendando esse mundo fascinante.
É livro para ser lido e periodicamente relido.
David Holmes também expõe visão histórica da ciência meteorológica. “O Homem, de início, pensou que tinha criado a eletricidade. Mas investigações posteriores forçaram-no a aceitar um papel muito mais humilde. Ele apenas a descobrira e com muito atraso, visto que estivera face a face com todas as evidências desde o começo do tempo”.
A relação do Sol com o clima da terra é também focalizada. Holmes discorre ainda sobre os esforços humanos para minimizar os efeitos destruidores das intempéries. “Muitas tempestades assolam a metade de um oceano, outras se localizam em pequenas áreas”. A prevenção de furacões e tornados é referida principalmente em relação aos Estados Unidos, país do autor.
Também há menção à Astronáutica, que dava os seus primeiros passos quando o livro foi escrito.
O clima influenciou também no resultado de guerras — como aqui é mostrado na revelação de fatos pouco conhecidos.
Livro altamente recomendado para quem aprecia a boa leitura.

Rio de Janeiro, 5 e 7 de julho de 2020.