UM CONVITE PARA PENSAR

UM CONVITE PARA PENSAR

PRAZER, HONESTIDADE, SIMPLICIDADE, NÃO TEMER A MORTE, DETERMINISMO E ACASO. Epicuro nos apresenta esses aspectos como elementos essenciais para se buscar a felicidade. Uma ótima oportunidade para nos fundamentarmos na filosofia e meditarmos um pouco sobre a vida, a partir dessa leitura. Quem sabe, estivéramos adormecidos para algumas dessas questões?

Segundo o filósofo grego, 342 a 270 A. C., em CARTA SOBRE A FELICIDADE ( a Meneceu ), o prazer é a ausência do sofrimento do corpo e da alma. Quando o prazer da comida ou da bebida mais atrativa , ou de outro hábito qualquer, se transforma em danos para a alma e ou para o corpo, deve ser abolido de nossa vida. O autor fundamenta-se em outros elementos essenciais para a conquista da felicidade . Um deles é não temer a morte. A qualidade importa mais que a duração da vida , para vivermos bem, é preciso sabermos escolher os prazeres e pensarmos sobre a desvantagem de viver eternamente. Você já pensou sobre isso? “A morte é apenas a privação das sensações, ela não existe em quem vive e não tem existência nos mortos.”

Viver com honestidade, causa felicidade, esta é uma das premissas de Epicuro. Será que seria de bom alvitre, perguntarmos por quê?

Contentar-se com o pouco, a fim de que as nossas simples vitórias tragam-nos sensação de felicidade e satisfação e que as coisas mais simples nos dão encorajamento para enfrentar as adversidades e o temor, sem esperarmos pela morte, simplesmente, também são aspectos que podem carecer de reflexão.

E que tal negar o destino como senhor de tudo e negar também a casualidade, aceitando que as coisas acontecem por nossa vontade e nossas necessidades ?

“Se meditares sobre essas coisas de dia e de noite, consigo mesmo e com seus semelhantes, nunca te sentirás perturbado e te sentirás um deus entre os mortais. “ Vamos ler e meditar??!! Boa leitura!

Livro CARTA SOBRE A FELICIDADE. Epicuro ( a Meneceu ). Funadação editora UNESP –S.P. Tadução de Álvaro Lorencicni e Enzo Del Carratore. 2002.

Claraliz Almodova
Enviado por Claraliz Almodova em 16/09/2020
Código do texto: T7064708
Classificação de conteúdo: seguro