As Travessuras da Menina Má de Mário Vargas Llosa
RESENHA PUBLICADA NO MEU BLOG "PERFIL DE MULHER" EM DOIS MOMENTOS. PODERIA TER UNIFICADO O TEXTO, MAS PREFERI MANTER A ESPONTÂNEIDADE EM TODOS OS SENTIDOS, POIS SE TRATA APENAS DA MINHA VISÃO DO LIVRO DE VARGAS LlOSA:
*********Quinta-feira, 29 de Março de 2007.****************
As Travessuras da Menina Má
Gosto dos escritores latino-americanos e estou lendo o último livro de Mário Vargas Llosa. Até agora não vi nada mais insosso do que a tal Menina Má, que dá título ao livro do peruano. A chilenita não tem nada que atraia (ao meu ver, claro), a não ser a sua habilidade de mudar de nome, de marido e de país. Porém, até agora o autor não explicou como ela consegue isso. Bem, estou falando antes de terminar a leitura. Vou continuar. Tomara que o texto ganhe força!Depois volto a comentar.
*************************************************
Volto a Vargas Llosa e às Travessuras da Menina Má. Agora é pra valer. O romance é desses que a gente vai lendo à força a principio: sem vigor, sem grandes sacadas, nem emoção. Daí o primeiro comentário injusto, mas sincero acima.
Da metade para o fim, o livro me pegou e não consegui largar. Não faço crítica literária, está claro. Sou da turma que lê por prazer e me encantei com o amor inesgotável de Ricardito por sua menina má.
Sou romântica, bem latina mesmo, portanto, adorei a ternura com a qual o peruano perdoava a sua menina e a si próprio, por amá-lá, tantas vezes.
Ricardo amou a mulher sem caráter, sem se corromper; aceito-a de volta, mais de uma vez, sem se diminuir, apenas cuidando do seu amor. Não dá para explicar essa relação, mas o narrador me convenceu de que valeu à pena.
Se Deus quiser volto a Paris e quando andar pela Rua Ecole Militaire, lembrarei desse par romântico tão improvável, tanto na vida quanto na literatura.
Evelyne Furtado.
Postado por Evelyne Furtado às 15:37
**********************************************