Stuart Little - de E. B. White

É Stuart Little o segundo filho dos senhores Little; é seu irmão George. Tem o pequeno Stuart a aparência de um camundongo. E vive em Nova York. É amado pelos seus pais e seu irmão; e não goza da estima do felino da família, o Bolo-de-Neve, um gato branco que almeja dar-lhe fim.

Tem mais de três anos de idade quando resolve experimentar fortes emoções. Sai da sua casa, certa manhã, e ruma ao Central Park, onde, a marinheiro, no tanque dos veleiros, participa de uma corrida de veleiros em miniatura. Comanda a escuna Vespa, miniatura de escuna, adornada com uma bandeira dos Estados Unidos da América e munida de um canhão, e cujo dono é o doutor Paul Carey, dentista e construtor de miniaturas. É seu oponente um menino, Le Roy, de doze anos, gordo e mal-humorado, que governa o veleiro Lilian B. Vomrat.

Anos depois, além de outros capítulos de sua vida atribulada, estabelece amizade com Margalo, fêmea de passarinho, que salva-o, certo dia, quando ele, após sair de sua casa a passeio de patins, para fugir de um terrier irlandês esconde-se numa lata de lixo, é despejado, junto com o conteúdo desta, num caminhão de lixo, e, depois, numa barcaça de transportar lixo - estava Stuart nesta embarcação, sendo carregado não sabia para onde, quando sua amiga vem em seu socorro. E em outro episódio, Margalo, informada, por um pombo, que Bolo-de-Neve e uma angorá pretendiam devorá-la, foge. E Stuart Little sai-lhe à procura. E pede ajuda ao doutor Carey, que o presenteia com um carro em miniatura movido à gasolina que conta com o recurso da invisibilidade. E aqui tem início as aventuras do pequeno Stuart.

A edição da Editora Martins Fontes, que li para escrever esta resenha, tem mais de oitenta ilustrações, em preto e branco, de Garth Williams.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 02/07/2020
Código do texto: T6993885
Classificação de conteúdo: seguro